logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Fausto Mota: "Posso-me arrepender de muitas coisas, mas das motas nunca"

Redação

Fausto Mota nasceu na freguesia de Vila Boa de Quires, em Marco de Canaveses, e desde os 18 anos que é apaixonado por motas, um gosto do qual garante "nunca se ter arrependido". 

O marcoense começou a competir há 26 anos. Em 1998 dava os seus primeiros passos em campeonatos e começava a alimentar o fascínio por este mundo. "Na altura era moda em Vila Boa de Quires, havia muitos pilotos e muitas pessoas que gostavam de motas e o bicho veio sozinho. É mesmo uma paixão, nunca me arrependi, posso-me arrepender de muitas coisas, mas das motas nunca", garante.

Quatro anos depois de ter iniciado os campeonatos, Fausto Mota foi até Espanha à procura de melhores condições de trabalho. "Vim sozinho, mas já estava casado, gostei e trouxe a minha família e hoje estamos cá completamente felizes e integrados Tenho duas filhas, uma com 19 e outra com 22 anos". Até aos dias de hoje, o marcoense continua a conciliar a sua paixão com um trabalho a tempo inteiro. "Sempre trabalhei para fazer corridas de mota, andei de mota toda a minha vida por gostar de andar de mota. Tinha de trabalhar para pagar as despesas". Começou o seu percurso profissional na construção civil, o que acabou por desencadear a criação de duas empresas em Espanha, ligada ao setor da construção e às motos.

Em 2020, Fausto Mota tornou-se co-piloto profissional, um acontecimento que trouxe "regalias e obrigações. Temos de aceitar o que vem e não vale a pena estar a pensar, sou completamente feliz e extremamente grato por ter feito o que fiz e pelo que estou a fazer, ou seja, ter esta oportunidade para mim é do melhor".

Em Espanha, Fausto Mota acabou por adquirir dupla nacionalidade e afirma que ser português é um "orgulho", no entanto encontra-se num país em que se sente "bem acolhido e integrado. A minha ideia passa por viver em Espanha porque tenho aqui a minha família, negócios, amizades, tenho também muitos amigos em Portugal, mas neste momento o futuro passa por estar em Espanha, sinto-me integrado e muito feliz neste país".

Fausto Mota participa no Dakar desde 2011

Fausto Mota participa no Dakar desde 2011 e já assinou contrato para regressar no próximo ano. Para o ano de 2024, tem em mente fazer o Mundial de Cross Country, em conjunto com o piloto Cristiano Batista.

Ainda em relação ao Dakar, o marcoense partilha que é uma corrida "especial todos os anos, porque é uma corrida muito dura, psicologicamente e fisicamente, e é uma corrida em que defendo uma teoria: 'que não ganha o mais rápido, ganha o que menos problemas tem' e, este ano, foi mais um recalcar da minha teoria. Estavamos em terceiro na quinta etapa, a dez minutos do primeiro e na sexta etapa partimos um braço traseiro no carro e perdemos quatro horas. Perdemos completamente as hipóteses de lutar pela corrida. O Dakar é mesmo assim, os 13 dias de corrida correr perfeitos é praticamente impossível e, depois, é quem tiver menos problemas. É uma prova imprevisível, em que conta cada segundo, um pequeno problema pode mudar o rumo", mesmo assim garante que foi uma corrida "completa, viemos completamente satisfeitos com o nosso trabalho".

Embora descreva os dias como "difíceis", partilha que receber mensagens no telemóvel de apoio é "muito gratificante. Chegar à noite ao acampamento e ter mensagens no telemóvel de pessoas de Portugal e do Marco de Canaveses a darem força para o dia seguinte. Foram muitas mensagens de apoio e é muito gratificante, as pessoas nem imaginam o quanto é importante chegar ao fim do dia e ter muitas mensagens... é o melhor prémio que podemos ter todos os dias, é ter pessoas que se preocupam connosco. Estamos a defender o concelho, a nossa terra, é com muito orgulho que sou marcoense e hei de ser marcoense toda a minha vida. É com muito prazer que sempre vou defender as cores do Marco de Canaveses", terminou.

Ouça a mensagem de agradecimento de Fausto Mota

Ler mais

https://averdade.com/dakar-2024-marcoense-fausto-mota-e-cristiano-batista-despedem-se-de-uma-prova-muito-dura/

https://averdade.com/dupla-fausto-mota-e-cristiano-batista-confirmam-presenca-no-dakar-2025/

https://averdade.com/pedro-bianchi-prata-ando-todos-os-dias-com-o-logotipo-do-marco-no-meu-peito/

https://averdade.com/ines-braga-estreou-se-no-mundo-dos-ralis-as-emocoes-ficam-a-flor-da-pele/