A gastronomia italiana entrou na vida de Fátima e Jorge Magalhães depois de terem emigrado para Itália. Quando regressaram a Marco de Canaveses acabaram por trazer a "paixão" e o "saber original" e abriram, a 8 de janeiro de 2004, a Pizzaria Quatro Estações, que celebrou 20 anos.
"É uma vida" são as palavras que Jorge utiliza para descrever os mais de 35 anos junto de Fátima. O marcoense conheceu a futura esposa, aos 17 anos, entretanto, Fátima viajou para Itália com apenas 18, ficando a aguardar pela chegada de Jorge. "Embora o primeiro trabalho não tenha sido ligado à restauração, a integração na cultura e gastronomia despertou a mesma paixão que os italianos têm pela sua 'pasta', a base da alimentação transalpina", explicam.

Uma paixão que acabou por ficar suspensa enquanto Jorge cumpria o serviço militar, quando regressou rumaram juntos até aos alpes italianos, onde começou a "grande aventura" pela hotelaria e restauração. "Nesta área a viagem começa sempre por baixo, lavam-se pratos, preparam-se saladas, começa-se por ajudar os grandes cozinheiros. A paixão, motivação e o trabalho árduo levam-nos a oportunidades. Quando acordamos somos cozinheiros de massas e depois queremos sempre mais... foi assim que decidi que queria fazer pizzas". Anos de vida e experiência que acabaram por dar "um currículo maravilhoso" ao chefe da casa. "É o mestre das massas e das pizzas. A minha área era o serviço de mesas", complementa Fátima.
As "vicissitudes" da vida levaram Fátima e Jorge a regressar a Portugal e a continuar o trabalho que já desenvolviam em Itália. Quando abriraram a "Pizzaria Quatro Estações" foi "um pouco
traumatizante, uma vez que não gostava de cozinhar nem do ambiente de cozinha", partilha Fátima acrescentando, entre risos, que "vi-me obrigada a aprender com o Jorge e acabei por superar o mestre. Acabei por me apaixonar pela arte das massas".

"Desde o início que criamos este ambiente mais acolhedor, o ambiente familiar, tranquilo, nunca pensamos em expandir, porque a partir do momento em que o fizéssemos o negócio deixava de ser familiar e passava a ser uma indústria. Quisemos ser fiéis a nós durante estes 20 anos, o que também trouxe uma confiança extra ao público que nos visita e acabamos por criar grandes amizades", salienta Jorge. Uma família que é construída pelo casal que gere o negócio, mas também por todos os colaboradores que estão ou que já passaram pela casa.
Jorge e Fátima continuam a prezar pelo "sabor original da gastronomia italiana", colocando em cada prato e pizza "uma boa pitada de amor". Para completar a refeição nesta casa italiana, os clientes são convidados a provar o clássico tiramisu, que para Fátima "é o melhor do mundo" ou, por exemplo, a panna cotta. Por outro lado, podem ficar pelas sobremesas portugueses e provar o "famoso" bolo de bolacha.

Para os donos, esta casa diferencia-se pelo "ambiente familiar", pelo "saber fazer" e pelos "ingredientes certos e frescos" que são utilizados em cada confeção. "Tem a ver com a base que nós adquirimos em Itália e, claro, com a paixão que se coloca em cada prato", realça Fátima Magalhães.
Para terminar, Fátima e Jorge lançam um convite a todos e agradecem a quem "já faz parte da casa. Sem eles nada disto seria possível, nós fazemos a casa e eles complementam. Tem sido um trajeto maravilhoso, temos clientes antigos, mas também chegam sempre caras jovens o que continua a dar vida a esta casa. Desejamos expandir esta família e dar a conhecer as nossas iguarias a novos clientes".

A "Pizzaria Quatro Estações" pode ser visitada à hora de almoço e jantar de terça a sábado e ao domingo ao jantar, sendo a segunda-feira dia de descanso. A pizzaria fica localizado na Avenida Jorge Nuno Pinto da Costa 412, em Marco de Canaveses.

Foto-galeria Pizzaria Quatro Estações

















