A Farmácia Rocha Barros nasceu a 12 de março de 1984, instalando-se, no então, lugar de Eiriz, freguesia de Ancede, Baião.
As farmácias portuguesas têm como primeiro objetivo "servir a população e estreitar laços de maior proximidade", que permita "o fácil acesso das populações aos cuidados de saúde e bem estar", sublinha Maria Emília Barros, proprietária da Farmácia Rocha Barros.
Por força da sua formação académica, é farmacêutica comunitária, e "após ter analisado as necessidades de cobertura farmacêutica" no concelho de Baião, verificou que a freguesia de Ancede e freguesias circunvizinhas, "necessitavam da instalação de uma farmácia que permitisse dar resposta a essa necessidade", revela em declarações ao Jornal A VERDADE.
A Farmácia Rocha Barros, desde muito cedo, "percebeu as vantagens e a força do associativismo, no que respeita à defesa dos legítimos interesses, dos diferentes setores de atividade, bem como, a definição de estratégias futuras", garante Maria Emília Barros.
A Farmácia Rocha Barros associa-se à 7.ª Gala do Empresário de Baião, uma iniciativa que "se reveste da maior importância para todos os setores representados na Associação Empresarial de Baião", permitindo "sã convivência, troca de informação e conhecimento das diferentes actividades nela representada", afirma a proprietária da Farmácia Rocha Barros.
Finalizando, Maria Emília Barros não tem dúvidas de que "a realização deste evento estreita laços entre os empresários e é uma forma, positiva e afirmativa, de mostrar a força do tecido empresarial do concelho de Baião e de outros concelhos limítrofes".