logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Farmacêuticos do SNS em greve até quinta-feira. Acesso a medicamentos hospitalares condicionado

Redação

A defesa de melhores condições salariais é o mote para a greve dos farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que iniciou às 00h00 esta terça-feira, 22 de outubro, e se prolonga até às 23h59 de quinta-feira.

A greve surge depois de o Governo ter adiado uma reunião que estava prevista para o início do mês. O Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF) refere que depois de seis meses de reuniões, Ministério da Saúde e Ministério das Finanças assumiram "que a situação absurda em que os farmacêuticos se encontram no SNS era compreendida (...) e que era seu entendimento ser necessário corrigir a mesma de imediato, o certo é que nada foi efetivamente feito para que isso acontecesse".

No comunicado, o SNF garante que "deu espaço, latitude e tempo a este Governo para que hoje (17 de outubro) estas negociações estivessem concluídas ou pelo menos em vias de o serem. Não existe nenhuma razão financeira ou dificuldade orçamental que justifique esta situação e isso foi inclusive, assumido pelo Governo em diversas reuniões. É assim pura vontade politica, ou falta dela, que traz estas negociações bloqueadas", lamenta.

Colocar a profissão farmacêutica "no lugar que ela deve ter num SNS moderno e eficaz, não é um favor feito aos farmacêuticos, é antes uma obrigação devida ao País e aos Portugueses", acrescenta o SNF.

No aviso prévio de greve, o SNF explica que a greve é convocada para todo o território nacional e abrange todos os serviços de saúde dependentes do Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ministério da Educação, Ministério da Economia, Ministério da Justiça, Ministério da Defesa Nacional, da Secretaria Regional da Saúde e Desporto da Região Autónoma dos Açores e Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira.

Entre os vários objetivos da greve está a valorização da profissão com a consequente revisão e atualização das grelhas salariais das carreiras farmacêutica, especial farmacêutica e da residência farmacêutica e a defesa do SNS.

Para quinta-feira, 24 de outubro, está agendada uma concentração junto ao Ministério da Saúde, em Lisboa, às 14h00.

No seguimento da marcação da greve dos farmacêuticos do SNS para os próximos dias 22, 23 e 24 de outubro, decidiu a Direção do SNF promover uma reunião online para esclarecimento de dúvidas e prestar auxílio aos colegas no que respeita à organização da mesma nos respetivos serviços.