baiao bandeira
Publicidade

Até ao momento, as famílias de Baião disponibilizaram 12 habitações para acolher cidadãos ucranianos.

As habitações são de diferentes tipologias (t0, t1, t2 e t3), sendo a tipologia mais frequente o t2, com seis habitações disponibilizadas deste tipo. Estas habitações somam-se a outras 13 soluções de alojamento já integradas na bolsa e que pertencem à Câmara Municipal de Baião, a entidades sociais do concelho e a corporações de bombeiros baionenses. A previsão é que estas soluções permitam acolher 115 pessoas.

Já garantiram colaboração para este efeito a Cecajuvi, o Centro Social de Santa Cruz do Douro, a OBER e a Santa Casa da Misericórdia de Baião, as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Baião e dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere e a União de Freguesias de Teixeira e Teixeiró.

Incluem-se aqui apartamentos e casas propriedade destas entidades, estando ainda em aberto a possibilidade de serem realizadas obras de adaptação de antigas escolas primárias desativadas, para esta finalidade, refere um comunicado da autarquia.

A Câmara Municipal de Baião indica que está em contacto com o Governo Português e com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), comunicando regularmente as disponibilidades de apoio e de acolhimento existentes em Baião para receber cidadãos ucranianos.

“Estamos muito contentes por ver este nível de generosidade dos baionenses para com o povo ucraniano. A nossa comunidade está a ter vários gestos de apoio. Foram organizadas ações de recolha de alimentos e de outros bens. E a cedência de alojamentos é outro exemplo dessa solidariedade. A nossa comunidade é muito amigável e certamente irá receber de braços abertos as pessoas que queiram vir para Baião, especialmente quando se trata de atenuar o sofrimento deste povo”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.

Em relação a oportunidades de emprego, várias empresas do concelho comunicaram também a disponibilidade de acolher trabalhadores da Ucrânia que cheguem a Baião, transmitindo as ofertas aos Gabinetes de Inserção Profissional do concelho, que estão disponíveis para atender os cidadãos.

No total, estão identificadas 46 oportunidades de emprego repartidas pelas áreas de “hotelaria e turismo” (11 vagas), “confeção têxtil” (duas vagas), “restauração” (três vagas) e “construção civil” (30 vagas). Estas vagas podem ser preenchidas por cidadãos portugueses, ucranianos ou de outra nacionalidade.

Os cidadãos e empresas de Baião podem colaborar no apoio aos cidadãos ucranianos nas duas vertentes de alojamento e emprego, comunicando com a Câmara Municipal através destes contactos: 964 552 329; [email protected].