Vítor Castro, da freguesia de Banho e Carvalhosa, no concelho de Marco de Canaveses, estava internado num hospital na Bélgica, mas acabou por falecer na noite de quarta-feira, 14 de setembro.

Foi diagnosticado com cirrose e a família pede agora ajuda para o trazer de volta a Portugal. O Jornal A VERDADE conversou com a irmã, que lançou o apelo nas redes sociais.

Carla Filipa conta que o irmão de 39 anos “caiu, deu com a cabeça e foi para o hospital. Fizeram uma ecografia abdominal e descobriram que tinha cirrose, uma doença no fígado”, conta.

“Nós, infelizmente, não temos possibilidades para o trazer para Portugal”, acrescenta a irmã.  

O pedido agora é que “ajudem, com o que puderem”, para trazerem o marcoense para Portugal. “A minha mãe foi para junto dele no sábado e está lá desde então. Infelizmente o meu irmão acabou por falecer, mas nós queremos trazê-lo para aqui”, disse.

O valor necessário “é de 4.500 euros para a funerária o trazer para Portugal, mais 2.000 euros para o retirar da morgue, um total de 6.500 euros”, explicou.

Luciano Costa, presidente de Junta de Freguesia de Banho e Carvalhosa, afirmou que a junta vai “tentar ajudar no que puder”, deixando o apelo: “estamos solidários com a família. Todos os que tiverem possibilidade de ajudar, com qualquer coisa, que o façam, para trazermos este conterrâneo de volta à sua terra”.

Para ajudar pode utilizar o NIB 0010 0000 3590 2150 0018 4 e o IBAN PT50 0010 0000 3590 2150 0018 4.

Texto redigido com o apoio de Daniela Lenchyna.