Joaquim Rodrigues, comandante dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, faleceu esta quarta-feira, 15 de janeiro. A informação foi avançada pela corporação, através das redes sociais.
"Neste momento de grande dor e angústia, em que pouco nos ocorre o que dizer ou pensar, resta-nos a lembrança do grande homem, amigo, camarada e Comandante que sempre foi. Comandar durante mais de 20 anos só está ao alcance de quem, mais do que capacidades e competências, tem o amor e a devoção à causa dos bombeiros. O Comandante Joaquim teve-os e fez muitas vezes dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva a sua primeira casa, e da segurança e bem-estar dos paivenses a sua prioridade. Por isso, só podemos estar agradecidos por termos tido a oportunidade de aprender, crescer e servir junto dele", pode ler-se na publicação.
Embora com uma partida "precoce e injusta", os Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva não tem dúvidas de que "cumpriu brilhantemente a sua missão. Comprometemo-nos a dar continuidade ao que nos deixou, com a mesma dedicação e abnegação, e sempre consigo na nossa memória", acrescenta a corporação que termina a nota com uma frase de Joaquim Rodrigues. "Aqueles que passam por nós, não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós".
Município de Castelo de Paiva decretou três dias de luto municipal
Também através das redes sociais, a José Rocha, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e em nome do município, expressou o "profundo pesar e consternação" pelo falecimento de Joaquim Rodrigues, um profissional "exemplar que, durante vários anos, cumpriu as funções com forte empenho, dedicação e perseverança, servindo a nossa população sempre de forma nobre e exemplar".
Na mesma nota, a autarquia endereça aos familiares, amigos e a todo o corpo ativo e órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, "as mais profundas e sentidas condolências".
Em memória e reconhecimento ao comandante falecido, o autarca decretou, ao abrigo da competência atribuída pelo n.º 3 do artigo 35.º do Anexo I da lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, na sua redação atual, três dias de Luto Municipal, nos dias 15, 16 e 17 de janeiro.
A bandeira do município será colocada a meia haste no edifício dos Paços do Concelho.
Fotografia: Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva