novo projeto 10
Publicidade

O antigo diretor do Colégio de São Gonçalo, em Amarante, Monsenhor Manuel Clemente Teixeira, morreu na manhã desta segunda-feira, dia 18 de setembro, vítima de doença prolongada.

Era conhecido no concelho de Amarante como Mons. Clemente e tinha 93 anos. Natural de Lufrei, aos onze anos, terminada a instrução primária, Mons. Clemente ingressou no Seminário de Trancoso, em Gaia. Frequentou ainda o Seminário de Vilar e, por fim, o Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição, no Porto, onde foi ordenado sacerdote a 19 de outubro de 1952. 

Mons. Manuel Clemente Teixeira, além de capelão da Santa Casa da Misericórdia de Amarante, foi também pároco durante muitos anos nas paróquias de Candemil e Ansiães, além de capelão do Hospital de São Gonçalo. Todavia, foi no Colégio de São Gonçalo, pertença da Diocese do Porto, que colocou todo “a sua melhor dedicação e criatividade, e a partir do qual deu o seu contributo inestimável a muitas gerações daquela região, como pedagogo e amigo”, foi referido pela Voz Portucalense, numa publicação feita em 2020.