O município de Penafiel emitiu esta sexta-feira, dia 9 de setembro, uma nota de pesar pelo falecimento de António Guedes, cidadão honorário de Penafiel e ex-administrador da Aveleda.
"O eng.º António Guedes, a par com outros elementos da família, elevou o nome da Aveleda a patamares nacionais e internacionais de elevada qualidade, cimentando o seu lugar como embaixador do concelho de Penafiel e do país. À família e aos amigos, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, apresenta as suas mais sentidas condolências", pode ler-se.
"A Região dos Vinhos Verdes despede-se de um dos seus nomes maiores com um imenso sentido de gratidão e respeito pelo contributo e inspiração que o eng.º António Guedes nos deixa. A Direção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes expressa o seu enorme pesar, dirigindo à Família Guedes os mais respeitosos cumprimentos", escreveu também a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.
António Alves Machado Guedes, filho de Roberto van Zeller Guedes e à frente dos destinos da Quinta da Aveleda desde o final dos anos 60, foi "uma figura incontornável do progresso e do crescimento da Região dos Vinhos Verdes e da sua expressão em todo o Mundo".
António Guedes integrou a Quinta da Aveleda após a morte repentina do seu pai, dedicando-se ao cargo de diretor técnico ao mesmo tempo que frequentava o serviço militar. Viajou pela Argentina, Chile, África do Sul, Califórnia e vários países europeus, nos quais se apercebeu "da urgência em transformar os métodos utilizados na viticultura e na necessidade de adaptar a Região dos Vinhos Verdes a novas abordagens e procedimentos".
"Assim se deu a conversão de todas as vinhas da Aveleda à vinha mecanizada, com a criação de novas plantações em Meinedo e Mondim de Basto, passando a Aveleda a trabalhar 170ha de vinha. Uma transformação que serviu de exemplo e de motivação a muitos viticultores, elevando a produção de Vinho Verde a um patamar de excelência e de competitividade", indica a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.
Ao longo dos anos, partilhou as suas funções de administrador da Quinta da Aveleda com o seu irmão Luís e, depois, com o seu irmão Roberto. Mais recentemente, a liderança da Quinta da Aveleda estava a cargo dos primos Martim Guedes e António Guedes, descendentes da quinta geração da Família Guedes.
Notícia atualizada às 15h07 de dia 09/09/2022.