Dois anos depois, a corrida anual de hard enduro, Extreme XL Lagares, está de volta nos dias 6, 7 e 8 de maio, a Penafiel, Paredes e Vila Nova de Gaia, para a sua 17ª edição, com “várias novidades” no percurso.

A prova regressa aos trilhos da serra, com encontro marcado em Penafiel e Paredes (percurso principal) e Vila Nova de Gaia (Endurocross e Prólogo), para mais uma edição da prova iniciada em março de 2004.

A 17ª edição regressa com “várias novidades”, a começar pelo percurso de 56 quilómetros. “Nesta edição o percurso será diferente em cerca de 50%”, assegura Paulo Moreira, diretor do Extreme XL Lagares, prova “que irá passar por vários pontos emblemáticos da região. Continuam os locais que a corrida costuma fazer, os mais emblemáticos, mas incluímos nesta edição zonas novas que temos estado a divulgar”, revela.

No total serão 19 as zonas integrantes do percurso, “apenas desvendadas na totalidade no dia anterior da corrida, 5 de maio”, sublinha Paulo Moreira.

O diretor da prova apresenta o percurso do Extreme XL Lagares que “arranca na freguesia de Sebolido, no concelho de Penafiel, segue pelas freguesias Capela, Lagares e Sobreira, e Rio Mau e termina regressando ao ponto de partida,  em Sebolido. Inicia e termina no Parque Eólico”.

Até ao momento a organização divulgou algumas das zonas integrantes da prova, entre elas: Poste, ZE1; Costela do Burro (ZE2), “A toca da Raposa” (ZE3), “uma das muitas novidades no percurso principal, acessível ao público apenas com recurso viaturas TT”, Moinhos da Capela (ZE4), Zona Espetáculo de Pereira (ZE5), Zona Espetáculo de Castelões (ZE6), Zona de Espetáculo de Abitureira (ZE17) e Shrek (ZE19).

Além do percurso, Paulo Moreira destaca, também, uma outra novidade desta edição, a aplicação da Extreme XL Lagares, “que irá incluir todas as informações, incluindo acessos, informação dos concorrentes e coordenadas GPS”, uma novidade “disponível online apenas na semana da prova”.

As novidades continuam “com os localizadores dos pilotos. O público vai conseguir consultar onde estão o pilotos e para nós será mais fácil ao nível de segurança, para conseguirmos saber onde estão em caso de acidente”, explica.

A 17ª edição do Extreme XL Lagares tem até ao momento cerca de 300 inscritos, mas até ao dia 30 de abril, o número poderá aumentar. As inscrições devem ser efetuadas online, através do website oficial do evento, no formulário oficial de inscrições.

Em 2020, a prova decorreu dentro do quartel de Vila Nova de Gaia, “uma vez que a corrida foi cancelada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), mas este ano volta aos moldes habituais”, conclui.