logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Exército reforça combate aos incêndios em Cinfães

Redação

O Exército mobilizou um Destacamento de Engenharia para o concelho de Cinfães, em resposta aos incêndios que têm assolado a região. Além disso, um Pelotão de Rescaldo e Vigilância foi enviado para a região do Fundão, com a missão de garantir a segurança e o controlo dos focos de incêndio que já foram extintos. A operação está integrada no Plano de Apoio Militar de Emergência do Exército, em colaboração com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O Destacamento de Engenharia, equipado com uma máquina de rasto, tem como missão eliminar o material combustível nas áreas afetadas pelos incêndios, ao mesmo tempo que cria e amplia faixas de contenção. Essas faixas, conhecidas como aceiros ou arrifes, são essenciais para permitir o acesso de viaturas e equipamentos destinados ao combate dos fogos.

No Fundão, o Pelotão de Rescaldo, Vigilância e Deteção Ativa Pós-Incêndio está encarregado de eliminar toda a combustão viva e isolar material que possa continuar em combustão lenta. Esta intervenção visa consolidar o trabalho de extinção realizado pelos bombeiros, reduzindo o risco de reignição.

O Exército também assegura apoio logístico, disponibilizando alojamento e alimentação a 62 bombeiros pré-posicionados para o combate aos incêndios na região. Este apoio permite aos operacionais recuperarem de longas horas de combate e, eventualmente, serem redirecionados para outros locais onde a sua ação seja necessária. A situação de alerta foi prolongada até ao final do dia de quinta-feira.