terra treme marco 2024 12
Publicidade

Por todo o país, os Comandos Regionais de Emergência e Proteção Civil (CREPC) e os Comandos Sub-regionais de Emergência e Proteção Civil da ANEPC promoveram, em parceria com as comunidades educativas locais, corpos de bombeiros, Serviços Municipais de Proteção Civil e os outros agentes de proteção civil, ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico.

Nesse sentido, alunos do Marco de Canaveses participaram na 12.ª edição no exercício de sensibilização “A TERRA TREME”, na manhã desta terça-feira, dia 5 de novembro. A ação iniciou às 11h05 e desenrolou-se durante um minuto, no qual os alunos foram convidados a executar os três gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.

terra treme marco 2024 3

De acordo com o Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil do Marco de Canaveses, Bruno Monteiro, com este exercício pretende-se “alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Os grandes sismos podem ser raros, mas, como qualquer outro risco natural, se falharmos a preparação e a consciencialização das populações, arriscamos pagar um preço muito alto”, alertou.

O exercício foi replicado em todas as escolas do concelho e foi consolidado com exercícios e simulacros, bem como ações de sensibilização, em alguns dos estabelecimentos de ensino. “Os três gestos Baixar, Proteger e Aguardar são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo. O exercício ajudou a conhecer e praticar estes três gestos que podem salvar vidas. Pratique em casa, na escola e no trabalho“, acrescentou Bruno Monteiro.

A TERRA TREME é um exercício organizado, anualmente, pela Proteção Civil, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas. Esta edição coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami.

Todas as informações em A Terra Treme.