Os novos órgãos sociais da Misericórdia de Gaia tomaram posse no dia 20 de dezembro, assinalando um momento “histórico” da instituição. O agora provedor eleito, Manuel Moreira sucede a Artur de Almeida Leite, que assumiu os últimos dois mandatos.

Manuel Moreira foi deputado da Assembleia da República, governador civil do distrito do Porto, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses e vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Na tomada de posse das novas funções de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova Gaia, Manuel Moreira mostrou-se “motivado e animado dos melhores propósitos para renovar, valorizar e projetar a Misericórdia de Gaia. Estamos conscientes e assumimos a responsabilidade desta importante e maior Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) do concelho”.

O novo provedor salientou a “necessidade de motivação” de todos os que constituem a Misericórdia de Gaia, “desde colaboradores, utentes e voluntários da instituição” e garantiu que “a esperança, confiança e solidariedade é o caminho que todos juntos queremos percorrer e trilhar no nosso mandato”.

Artur de Almeida Leite, anterior provedor, dirigiu-se aos novos órgãos sociais, deixando um agradecimento pelo trabalho realizados aos órgãos cessantes. 

Na cerimónia da tomada de posse, Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, elogiou “o trabalho social que tem sido desenvolvido pela instituição” e desejou “sucesso aos Irmãos e Irmãs empossados”.

A cerimónia foi encerrada pelo bispo do Porto, Manuel Linda, que destacou o novo provedor, “uma personalidade conhecida pelos diferentes cargos públicos que já exerceu no país e na região, o que nos  dá garantia de que vai realizar um bom mandato ao serviço da Misericórdia de Gaia”, frisou.

Marcaram também presença a presidente do Secretariado Regional do Porto da União das Misericórdias Portuguesas e provedora da Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses, Maria Amélia Ferreira, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, e vários outros provedores e vice- Provedores de outras Misericórdias do distrito do Porto, diversas entidades civis, militares e religiosas, Irmãos, utentes e colaboradores da Misericórdia de Gaia.

Os novos Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia assumem os destinos da Instituição para o quadriénio 2023/2026.