Manuel Moreira, ex-presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, é candidato a provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia.

Para já, a lista de Manuel Moreira é, segundo refere, a única candidata às eleições que vão decorrer a 1 de dezembro. No dia 15 de novembro, o candidato vai apresentar a sua lista aos três órgãos sociais das instituições e os seus objetivos para o mandato de 2023 a 2026.

Desde que deixou o cargo como autarca de Marco de Canaveses, tem estado “dedicado à cidadania”, envolvendo-se “mais diretamente na direção das instituições mais ligadas à área social e cultural”.

A ligação à Misericórdia de Vila Nova de Gaia iniciou em 1985 e, atualmente, já fazia parte da equipa do provedor em funções. “Neste ano em que está a terminar o mandato, começaram a sensibilizar-me para poder ser eu candidato a provedor. O atual provedor também comunicou em julho que não era candidato a mais nenhum mandato e achou que eu seria a pessoa com o perfil adequado para esta função. Tentaram sensibilizar-me para aceitar ser candidato e, neste momento, apresentei esta semana a minha candidatura a provedor”, conta ao Jornal A VERDADE.

Da sua lista faz parte uma equipa de 23 pessoas, que pretendem “uma Misericórdia de Gaia renovada”.

“As nossas IPSS e as misericórdias são, neste momento, instituições que estão numa luta titânica, difícil pela sua sustentabilidade, porque temos de procurar garantir um serviço de qualidade às pessoas, sendo que a grande maioria dos nossos utentes são pessoas da terceira e quarta idade. E, por isso, temos realmente de lhes proporcionar um conforto, qualidade de vida, carinho e amor e é esse o objetivo da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia”, conclui.