A viver em França há quase duas décadas, Ricardo Vieira decidiu há meses voltar a Portugal, mas com uma ideia de negócio em mãos: um espaço que realizasse treinos com eletroestimulação. Juntamente com a filha, que trabalha na área, decidiu implementar esta ideia inovadora em Marco de Canaveses sob o nome de Evidência Fit, que inaugurou este sábado, dia 5 de novembro.

Foi através da filha Beatriz Vieira que teve conhecimento deste método. “Eu ainda estou em França e tenho uma amiga que tem um centro destes de eletroestimulação. Ela precisou de mim para trabalhar, experimentei, gostei muito do conceito e foi aí que disse ao meu pai para também experimentar. Foi ele e a minha mãe. O meu pai adorou a ideia”, conta.

Uma vez que em Portugal “não há muitos centros desses” e que Ricardo Vieira tinha três lojas em Marco de Canaveses que podia utilizar, decidiu “pôr mãos à obra” – não trabalhasse já no ramo da construção – e criar este espaço, em parceria com uma marca especializada neste método, a Mihabodytech. Pai e filha frequentaram formações na área e agora Ricardo Vieira está responsável pela gestão do centro e Beatriz Vieira pelo conhecimento do método. A eles juntou-se ainda o irmão do namorado de Beatriz, Miguel Martins, que veio de França “de vez” para trabalhar no seu sonho, como personal trainer, tendo também formação sobre eletroestimulação.

Dos 18 aos 80, qualquer pessoa pode experimentar as vantagens deste método inovador, exceto quem tenha problemas cardíacos específicos ou grávidas. “Para quem quiser perder peso, quem tiver muitas dores nas costas, redução da celulite ajuda muito. Além disso, é uma boa alternativa porque, por exemplo, fazer um treino já pede bastante tempo e, neste caso, uma pessoa treina em 20 minutos”, explica Beatriz Vieira.

Depois de a pessoa se equipar com um colete e elétrodos em várias partes do corpo, “há um fio grande que é ligado à máquina e o PT gere as intensidades” da eletroestimulação, ao mesmo tempo que são feitos alguns movimentos para ajudar a concretizar o resultado. Esta eletroestimulação promove a contração muscular com recurso a impulsos elétricos de baixa frequência e, por isso, ajuda a aumentar a massa muscular e a condição física de desportivos.

Ricardo Vieira esclarece que “para haver resultados, tem de haver no mínimo cinco, seis sessões” , e que cada treino equivale a quatro horas de treino tradicional. Os treinos duram 20 minutos e são aconselhados uma vez por semana, na generalidade. “Não é como quando vamos fazer um treino, que só vamos fazer os braços, ou os abdominais, independentemente do que a pessoa quiser. Ali não, em 20 minutos trabalha tudo”, explica a jovem.

Localizado na Rua Professor José M. Aguiar, em Marco de Canaveses, o Evidência Fit vai estar aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 08h00 às 20h00, e aos sábados, das 09h00 às 18h00.

Se ficou curioso por saber mais sobre este método, a primeira sessão é oferta.

Veja a Foto-Galeria da inauguração