Direto à Europa

"Desinformação, Fake News e a União Europeia"

Carlos Graf - Europe Direct Tâmega e Sousa

03-04-2021

Saiba mais pormenores sobre este webinar.

Decorreu no dia 24 de março pelas 16h00, a sessão "Desinformação, Fake News e a União Europeia", com Rita Fortunato Baptista, assessora de imprensa da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Uma iniciativa online onde se realizou uma importante reflexão sobre o tema da desinformação, e as estratégias e comportamentos que devemos adotar para combater esta situação e conduzir a um futuro europeu com cidadãos informados e participativos.

Foram também abordados os esforços que a União Europeia, está a implementar para combater a desinformação. Destacamos o “EUvsDisinfo” (https://euvsdisinfo.eu), um site desenvolvido para ajudar os cidadãos europeus a desenvolver resistência a operações de desinformação e manipulações mediáticas, e a iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, denominada “Bolas de Bruxelas” (https://ec.europa.eu/portugal/news/eu-myths_pt) em que são desmitificadas várias informações erróneas relativas à União Europeia (Exemplos: Não se sabe quanto é, de onde vem e para onde vai o dinheiro da UE / A União Europeia proibiu o brinde no bolo rei). Realçamos igualmente a página da União Europeia que aborda os mitos relacionados com o COVID-19 (https://ec.europa.eu/info/live-work-travel-eu/coronavirus-response/fighting-disinformation_pt).

Esta sessão foi organizada pelo Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, com a colaboração do Departamento de Artes e Multimédia do Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro.