No âmbito do projeto “[email protected] Digital”, a cargo do Gabinete de Apoio ao Empreendedor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, alguns estudantes proporcionaram o primeiro contacto com um computador a vários participantes nesta iniciativa, em Baião.

O projeto iniciou em 2020, quando a escola formou uma rede de voluntários de estudantes para a capacitação para o digital da população adulta do Tâmega e Sousa.

Desde então, foram realizadas algumas ações online junto daqueles que tinham já a informática na ótica do utilizador bem presente, com sessões sobre Cibersegurança e o Regulamento Geral de Proteção de Dados asseguradas pelas estudantes Catarina Sousa e Sofia Cunha, ambas da Licenciatura em Segurança Informática em Redes de Computadores.

As sessões presenciais no município de Baião decorreram em quatro freguesias, durante a segunda quinzena do mês de maio, e envolveram cinco estudantes da ESTG, voluntários – Adélia Moreira, da Licenciatura em Solicitadoria, Catarina Marçal, da Licenciatura em Sistemas de Informação para a Gestão, Daniel Teixeira, da Licenciatura em Engenharia Informática, Diogo Mota, do Curso Técnico Superior Profissional em Gestão e Negócio de PME, e José Monteiro, do Mestrado em Engenharia Informática. No total, foram cerca de 40 os participantes envolvidos.

Durante as sessões, os estudantes proporcionaram o primeiro contacto dos participantes presentes com um computador com “uma grande motivação e recetividade por parte de todos os formandos envolvidos”, informa um comunicado da ESTG. Na primeira sessão, estiveram presentes a vereadora da Câmara Municipal de Baião, Anabela Cardoso, e a vice-presidente da ESTG, Carla Pereira.