A primeira edição da XL4 Code, que decorreu no passado fim-de-semana no concelho de Penafiel, contou com um total de 19 duplas presentes, num total de três dias de competição, três classes e uma variedade de obstáculos e cenários.
A prova organizada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e pontuável para o já conhecido Troféu Iberian King, atraiu “milhares de entusiastas neste evento offroad 4×4, que promete ser uma referência no panorama internacional”, destaca a FPAK.
Depois de realizadas as verificações técnicas e administrativas na Marina de Entre-os-Rios, os pilotos seguiram até à Serra da Boneca, situada na freguesia de Sebolido, para realizarem o prólogo. “Um percurso rápido, com algumas passagens mais técnicas e uma paisagem de cortar a respiração. O melhor registo entre os Super Extreme, classe máxima em prova, viria a pertencer à dupla da ONOFF Racing Team, Emanuel Costa | Hélder Rocha”.
Seguiu-se a Super Especial Noturna, já em Figueira. “Com uma moldura humana incrível, sob as luzes dos carros e muita emoção, Emanuel Costa e Hélder Rocha voltam a vencer à geral e ganham uma confortável vantagem no primeiro dia de competição. Na classe Extreme, João Ferreira e Tiago Alves lideram o primeiro dia, tendo ficado na mesma posição Diogo Mendes e José Santos na classe destinada aos Modificados”.
No sábado, as equipas enfrentaram um percurso em linha, com cerca de 60 quilómetros e passagem por oito das freguesias do concelho de Penafiel. “Muitas zonas espetáculo e obstáculos naturais nunca vistos em provas nacionais. Emanuel Costa, voltou a dominar o dia, demonstrando o porquê de ser um dos principais pilotos europeus nesta disciplina. Neste segundo dia ao cronometro, João Ferreira e Tiago Alves voltam a vencer em Extreme, o mesmo acontecendo com Diogo Mendes e José Santos nos Modificados”.
Para o “derradeiro dia” de competição, estava preparada a prova de resistência, com um formato de voltas e um tempo máximo de quatro horas. “Muita lama, ultrapassagens a todo o momento e mais uma série incrível de obstáculos para serem transpostos. Apenas três equipas conseguiram ficar na mesma volta que a dupla vencedora, um total de três voltas a um percurso com cerca de 25 quilómetros”. Emanuel Costa e Hélder Rocha voltaram a dominar, garantindo a vitória à geral e da categoria Super Extreme. Flávio Aquino e David Brito viriam a conquistar o segundo lugar, tendo a dupla Rui Santana e Tiago Couto, garantindo o lugar mais baixo do pódio. Na classe Extreme, vitória para João Ferreira e Tiago Alves, seguidos por Carlos e Rafael Gomes. Nos Modificados, vitória para Diogo Mendes e José Santos, Jorge Alfaia e Francisco Carvalho em segundo lugar e no lugar mais baixo do pódio, Nelson Sousa e António Pereira.
No final, o vencedor e piloto local, Emanuel Costa afirmou que “esta nossa região tem um enorme potencial e sempre acreditei que era possível fazer uma grande prova. O convite para a criação da mesma partiu de minha parte, pois já estive um pouco por todo o mundo e sei que não existe terreno natural como este. O evento foi um sucesso. Em termos competitivos, a equipa apresentou-se nesta prova com uma nova imagem, tentamos andar sempre com um bom ritmo e a realidade é que tudo correu pelo melhor. Quero agradecer a toda a gente, em especial ao Paulo Moreira, por todo o trabalho nesta primeira edição da XL4 Code. Venha a próxima”.
Por sua vez, Paulo Moreira, organizador do evento, referiu que “apesar da menor adesão de pilotos, a realidade é que a prova superou todas as espetativas em termos de público, como também pelo seu formato. Temos aqui uma boa base, para tornar esta prova numa referência em termos de competições 4×4. Os pilotos estão de parabéns pelo excelente espetáculo que nos proporcionaram. Agora vamos ajustar pequenos pormenores e começar já a preparar da melhor forma a próxima edição”.
Paulo Moreira terminou por destacar o apoio do município de Penafiel, juntas de freguesia e patrocinadores, “que aceitaram estar neste evento desde o primeiro momento”.