A primeira edição da XL4 Code, que decorreu no passado fim-de-semana no concelho de Penafiel, contou com um total de 19 duplas presentes, num total de três dias de competição, três classes e uma variedade de obstáculos e cenários.
A prova organizada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e pontuável para o já conhecido Troféu Iberian King, atraiu "milhares de entusiastas neste evento offroad 4x4, que promete ser uma referência no panorama internacional", destaca a FPAK.
Depois de realizadas as verificações técnicas e administrativas na Marina de Entre-os-Rios, os pilotos seguiram até à Serra da Boneca, situada na freguesia de Sebolido, para realizarem o prólogo. "Um percurso rápido, com algumas passagens mais técnicas e uma paisagem de cortar a respiração. O melhor registo entre os Super Extreme, classe máxima em prova, viria a pertencer à dupla da ONOFF Racing Team, Emanuel Costa | Hélder Rocha".

Seguiu-se a Super Especial Noturna, já em Figueira. "Com uma moldura humana incrível, sob as luzes dos carros e muita emoção, Emanuel Costa e Hélder Rocha voltam a vencer à geral e ganham uma confortável vantagem no primeiro dia de competição. Na classe Extreme, João Ferreira e Tiago Alves lideram o primeiro dia, tendo ficado na mesma posição Diogo Mendes e José Santos na classe destinada aos Modificados".
No sábado, as equipas enfrentaram um percurso em linha, com cerca de 60 quilómetros e passagem por oito das freguesias do concelho de Penafiel. "Muitas zonas espetáculo e obstáculos naturais nunca vistos em provas nacionais. Emanuel Costa, voltou a dominar o dia, demonstrando o porquê de ser um dos principais pilotos europeus nesta disciplina. Neste segundo dia ao cronometro, João Ferreira e Tiago Alves voltam a vencer em Extreme, o mesmo acontecendo com Diogo Mendes e José Santos nos Modificados".

Para o "derradeiro dia" de competição, estava preparada a prova de resistência, com um formato de voltas e um tempo máximo de quatro horas. "Muita lama, ultrapassagens a todo o momento e mais uma série incrível de obstáculos para serem transpostos. Apenas três equipas conseguiram ficar na mesma volta que a dupla vencedora, um total de três voltas a um percurso com cerca de 25 quilómetros". Emanuel Costa e Hélder Rocha voltaram a dominar, garantindo a vitória à geral e da categoria Super Extreme. Flávio Aquino e David Brito viriam a conquistar o segundo lugar, tendo a dupla Rui Santana e Tiago Couto, garantindo o lugar mais baixo do pódio. Na classe Extreme, vitória para João Ferreira e Tiago Alves, seguidos por Carlos e Rafael Gomes. Nos Modificados, vitória para Diogo Mendes e José Santos, Jorge Alfaia e Francisco Carvalho em segundo lugar e no lugar mais baixo do pódio, Nelson Sousa e António Pereira.

No final, o vencedor e piloto local, Emanuel Costa afirmou que "esta nossa região tem um enorme potencial e sempre acreditei que era possível fazer uma grande prova. O convite para a criação da mesma partiu de minha parte, pois já estive um pouco por todo o mundo e sei que não existe terreno natural como este. O evento foi um sucesso. Em termos competitivos, a equipa apresentou-se nesta prova com uma nova imagem, tentamos andar sempre com um bom ritmo e a realidade é que tudo correu pelo melhor. Quero agradecer a toda a gente, em especial ao Paulo Moreira, por todo o trabalho nesta primeira edição da XL4 Code. Venha a próxima".
Por sua vez, Paulo Moreira, organizador do evento, referiu que "apesar da menor adesão de pilotos, a realidade é que a prova superou todas as espetativas em termos de público, como também pelo seu formato. Temos aqui uma boa base, para tornar esta prova numa referência em termos de competições 4x4. Os pilotos estão de parabéns pelo excelente espetáculo que nos proporcionaram. Agora vamos ajustar pequenos pormenores e começar já a preparar da melhor forma a próxima edição".
Paulo Moreira terminou por destacar o apoio do município de Penafiel, juntas de freguesia e patrocinadores, "que aceitaram estar neste evento desde o primeiro momento".