Recentemente, numa articulação entre os municípios e o Turismo do Porto e Norte de Portugal, tem vindo a ser desenvolvido "um trabalho preliminar de levantamento do potencial turístico da EN 108", no concelho de Baião.
A informação foi revelada no dia 1 de junho, numa reunião de trabalho promovida em conjunto com o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), envolvendo municípios servidos pela Estrada Nacional (EN) 108, "com vista à agilização de uma estratégia conjunta no sentido da criação de uma rota turística/road trip no percurso da via", pode ler-se no comunicado da Câmara Municipal de Baião.
No trabalho preliminar concluiu-se que se trata de "uma via atrativa para os turistas e que poderá impulsionar um maior desenvolvimento do setor, tornando-se um eixo relevante para o futuro da região".

Luís Pedro Martins, presidente do TPNP, referiu que "a Estrada Nacional 108 integra-se numa estratégia mais ampla que visa a criação de rotas com elevado potencial turístico".
Nesta reunião participaram os presidentes e representantes dos municípios de Mesão Frio, Marco de Canaveses, Penafiel, Peso da Régua, além de outros representantes e técnicos municipais.
Segue-se agora um período de preparação do processo por parte das autarquias, após o qual será realizada uma nova reunião de caráter técnico para sistematização de procedimentos operacionais, pontos de interesse e troca de experiências.