hora do planeta
Publicidade

Este sábado, dia 23 de março, a WWF convida-o a “desligar-se do mundo” por uma hora e dedicá-la ao Planeta.

A Hora do Planeta é uma iniciativa criada pela WWF e tem como objetivo principal incentivar as pessoas a desligarem as luzes durante uma hora. Em 2024, a organização pretende ir “além do gesto simbólico”.

Durante este dia, são desligados luzes de edifícios e de monumentos, mas também de aparelhos eletrónicos não-essenciais. No entanto, a WWF desenvolveu a campanha “Pequenas ações, grande impacto” para trazer uma nova componente. A ideia é que durante o apagão ou durante o dia da iniciativa, cada cidadão realize “uma atividade (ou várias) que goste, de forma isolada ou coletiva, em prol do ambiente”.

Segundo nota de imprensa, a intenção é “mostrar que as ações individuais contam e como todas elas somadas são a chave para garantir um futuro mais sustentável ao planeta”. Para Ângela Morgado, diretora-executiva da organização não-governamental em Portugal, a Hora do Planeta “não se traduz em apagar tudo e ficar no sofá à espera que o tempo passe. O objetivo é criarmos um movimento global que una as pessoas em torno da proteção da nossa casa comum. Para tal, vamos dar ideias para que cada pessoa, nesses 60 minutos, se desligue do acessório e se reconecte com o ambiente, fazendo algo pelo planeta que de facto goste e lhe dê prazer.”

Na visão de Ângela Morgado, é preciso “criar um movimento que una todos como um farol de positividade, de esperança e de inspiração. O tempo escasseia, é urgente agir agora para travar o aquecimento global para além do aumento de 1,5.º, a perda de biodiversidade e o colapso dos ecossistemas, mas precisamos que todos se unam para alcançar este objetivo.”

Recorde-se que a Hora do Planeta é o maior evento mundial dedicado à consciencialização para a proteção do ambiente, decorrendo este ano a 23 de março, entre as 20h30 e as 21h30 (hora local) em mais de 190 países e territórios (90% do mundo).