Albertina Azevedo e a sua neta Rafaela Ferreira participaram, pela primeira vez, no concurso “Saberes e Sabores”, em Paredes, e conquistaram o primeiro lugar com a sua receita de “formigos”, também conhecida por “mexidos”.

Duas gerações “muito diferentes” uniram-se e colocar as mãos na massa para criar o doce que Albertina Azevedo, avó de Rafaela, leva até à mesa todos os anos no Natal. No domingo, dia 18 de dezembro, as sobremesas foram avaliadas pela população que passou no Parque José Guilherme. À noite a avó recebeu uma chamada: os “formigos” tinham conquistado o público e o primeiro lugar era de Albertina Azevedo e Rafael Ferreira.

Foto: Município de Paredes

O concurso decorreu no âmbito da programação de Natal “Espalhar Magia por Paredes” e a avó e neta conseguiram “espalhar” Saberes e Sabores pelo concelho através de uma receita que não tem segredos. Albertina Azevedo explica que basta colocar “água bem docinha a ferver com casca de limão e pau de canela, depois coloco o pão, não faço nada por peso nem por medidas, faço tudo a olho e acrescento mel e vinho do porto. Quando o pão já está bem cozido e molezinho adiciono nozes e pinhões, não meto outras frutas porque a minha família não gosta, então também fiz dessa maneira para o concurso”.

A neta Rafaela partilha que “foi uma experiência gira e divertida, gostei muito”, até à data do concurso costumava preparar um bolo de iogurte em conjunto com a sua mãe, mas agora já pode ser “desafiada” a realizar novas receitas e descobrir a magia da cozinha junto da sua avó.

Um convite de última hora e “inesperado”, reforçou os laços familiares e trouxe uma nova atividade a Albertina Azevedo e a neta Rafaela que já costumavam “passar muito tempo juntos”.

Foto: Município de Paredes

Se houver oportunidade, Albertina Azevedo diz que “é uma experiência a repetir” e conclui com uma mensagem de Natal e Ano Novo: “agradecer a todos os que votaram no número três e um Feliz Natal e Bom Ano para todas as pessoas”.

Para além dos “formigos”, a avó Albertina é conhecida pelas suas rabanadas e aletria, possíveis sobremesas que poderá dar a conhecer num próximo concurso.

Foto: Município de Paredes