O BdP (Banco de Portugal) lançou uma estratégia que obriga os estabelecimentos comerciais a terem pelo menos um método de pagamento eletrónico.
Esta medida pressupõe que, para além do numerário (notas e moedas, atualmente o único meio de pagamento que as empresas são obrigadas a aceitar em Portugal), os estabelecimentos apresentem pelo menos um instrumento de pagamento electrónico.
"Esta é uma medida que tem alguma complexidade porque traz custos de contexto. Não é uma decisão fácil para o legislador, porque criará custos adicionais para os comerciantes, pelo que têm de ser consagradas algumas excepções", afirmou Hélder Rosalino, administrador do BdP, em conferência de imprensa. "Mas há vontade de desenvolver este diálogo por parte do legislador", acrescentou, adiantando que têm sido mantidas conversações sobre este assunto com o Ministério das Finanças.
Para além disso, referiu que "o desenvolvimento do euro digital poderá vir acelerar esta alteração na legislação portuguesa, já que, havendo uma versão digital do euro com curso legal os estabelecimentos comerciais serão forçados a isso mesmo".