Até domingo, dia 17 de julho, o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, na freguesia do Marco, no concelho de Marco de Canaveses, foi alargado devido à realização das Festas do Marco.

Os estabelecimentos de restauração e bebidas, nos quais se incluem restaurantes, casas de pasto, adegas típicas e similares, snack-bares, cafés, pastelarias/confeitarias, gelatarias, casas de chá, cervejarias ou similares têm autorização para funcionar das 06h00 até às 03h00. Ou seja, podem fechar duas horas mais tarde do que o habitual, informa um comunicado da autarquia.

Os bares, pubs, estabelecimentos de restauração ou de bebidas com salas ou espaços destinados a dança, casas de fado, cabarés e estabelecimentos análogos podem fechar uma hora mais tarde do que o habitual, estando abertos das 11h00 até às 04h00.

“Além de contribuírem para a divulgação da cultura e património local, as Festas do Marco também dinamizam o turismo e a economia do concelho. Esta é uma medida temporária, que visa potenciar os ganhos das Festas para os pequenos empresários do centro da cidade”, explica Nuno Pinto, vereador com o Pelouro do Desenvolvimento Económico.

O atual Regulamento dos Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos Comerciais e do Ruído do município de Marco de Canaveses está em vigor desde 25 de maio de 2022, prevendo, em circunstâncias específicas, nomeadamente em ocasiões festivas, a possibilidade de a câmara municipal autorizar o alargamento do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.