Esta terça-feira, dia 1 de fevereiro, inicia-se o ano novo chinês, passando agora para o ano do Tigre de Água, 2022. O calendário chinês diferencia-se por seguir o calendário lunar e pelas suas celebrações, que duram até 16 dias, sendo os primeiros sete dias considerados feriados.

Cada ano é associado a um dos 12 animais do horóscopo chinês. O ano de 2021 foi do Boi de metal, que significa ordem, disciplina e adaptação. Este novo ano celebra-se o Tigre de Água, o qual só acontece a cada 60 anos, o tigre significa que este ano será dinâmico, com mais energia e vigor. O segundo elemento, a água, tem como significado a leveza, fluidez, transparência e capacidade de adaptação. Os dois juntos, regentes deste ano, simbolizam o movimento.

Segundo o horóscopo chinês, pessoas que nascem no ano do Tigre de Água são impulsivas, abertas a novas experiências, corajosas, sábias e com características de liderança. Existem quatro áreas que sofrem alterações com o Ano Novo Chinês, a comunicação, a saúde, o amor e o dinheiro. 

De acordo com as previsões, a área da comunicação encontra-se facilitada, devido ao movimento que rege o Tigre de Água, destacado pelo autoconhecimento, diálogo e expressão. A área da saúde exige um cuidado redobrado, consequente da impulsividade, que, em excesso, pode levar a situações perigosas.

Na área do amor, a previsão será de envolvimento e paixão, no entanto, é necessário cuidado com a energia impulsiva do elemento tigre. Em relação à área do dinheiro, a energia do movimento encontrar-se-á elevada, o que pode ter resultados muito positivos, por exemplo, para quem tiver como objetivo uma promoção e explorar novas oportunidades.

Texto redigido com o apoio de Sofia Gomes, aluna estagiária da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro