uma aventura pela igualdade peca de teatro cim
Publicidade

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM) vai levar às escolas de onze municípios da região, durante os meses de outubro, novembro e dezembro, a peça de teatro infantil “Uma Aventura Pela Igualdade”, dedicada às questões de género.

Esta iniciativa vem ao encontro da atividade que a CIM do Tâmega e Sousa tem desenvolvido “enquanto entidade coordenadora da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa. A primeira rede intermunicipal deste âmbito a ser constituída no nosso país”, explica a CIM em nota de imprensa.

No total, serão realizadas 40 sessões para “os alunos do primeiro ciclo do ensino básico, bem como os respetivos professores, procurando sensibilizá-los para a temática da igualdade de género“, acrescenta.

unidas uma aventura pela igualdade cartaz geral page 0001

O Auditório Municipal de Resende vai receber as primeiras duas exibições da peça “Uma Aventura pela Igualdade” esta quarta-feira, dia 12 de outubro. Este projeto foi “um dos vencedores do Prémio Caixa Social 2022 e conta a história dos dois extraterrestres, Flix e Orbe, que, acidentalmente, aterram no nosso planeta e percebem as desigualdades de género existentes. Estes visitantes, para além de surpreendidos, não percebem o porquê destas diferenças de tratamento e oportunidades, propondo até sugestões para as diminuir”, explica o comunicado de imprensa.

A peça de teatro é produzida pela Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos que se tem dedicado “a trabalhar as questões da igualdade de género”.

A nota da CIM destaca, ainda, que a Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, coordenada pela CIM do Tâmega e Sousa, disponibiliza “estruturas de atendimento, uma por cada município da região, que prestam um serviço especializado, confidencial e gratuito a vítimas de violência doméstica, assegurando-lhes apoio social, psicológico e jurídico”.

A peça de teatro “Uma Aventura pela Igualdade” é cofinanciada pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.