quinta do beiral 2
Publicidade

A Quinta do Beiral está localizada na freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada. É propriedade de Paulo Pinheiro e de Isabel Pinheiro, um casal que esteve emigrado na Suíça e que, quando regressou, decidiu investir na sua terra natal. Começaram por abrir um restaurante ao público e, há cerca de três anos, começaram a investir numa outra paixão: os vinhos. Hoje em dia juntam dois mundos: o da gastronomia com o da enologia.

Inicialmente as vinhas eram apenas “para vender a uva”, mas, com o passar do tempo, decidiram criar uma marca própria, denominada Quinta do Beiral. “Já temos dois vinhos feitos, o branco, que é um blend de três castas, e o rosé”, explicaram os produtores.

quinta do beiral

No total, são três hectares e meio de vinhas divididas entre as castas de Trajadura, Arinto, Azal, Vinhão e Touriga Nacional. As vindimas, que envolvem entre 20 a 25 pessoas, são feitas em três dias. “O vinho é feito na adega do enólogo António Sousa, que nos auxilia durante o ano. A ideia que muitos têm de que, por não termos adega, o vinho não é nosso é totalmente errada. Os nossos vinhos são produzidos 100%, com uvas das nossas vinhas, até porque, legalmente, por termos o nome de Quinta do Beiral, não podia ser de outra forma”, sublinharam os produtores.

De acordo com Paulo e Isabel, este ano há “mais uvas que no ano passado”, o que advém de uma maior produção do que no ano anterior. “Fazemos, por ano, cerca de 20 a 27 mil garrafas, divididas pelos dois tipos de vinho. Neste momento produzimos para o nosso restaurante e também temos à venda na Dolmen e noutro restaurante do Marco de Canaveses”, referiram.

quinta do beiral 4

Quanto à exportação, esta já começou a ser feita, especialmente na Suíça, país que tem um “lugar especial” no coração destes produtores. “Já exportamos no ano passado e este ano voltamos a exportar. Queremos continuar e o nosso objetivo é, também, alargar o mercado externo e levar o nosso vinho além fronteiras”, anunciaram.

Este ano, o Vinho Verde Branco Quinta do Beiral, foi distinguido no concurso internacional de Itália “Citta del Vino” com a Medalha de Ouro, o que deixou os produtores “muito felizes e com vontade de continuar a fazer bom vinho”.

quinta do beiral 3

Para o futuro, os produtores pretendem “continuar a investir e a alargar as vinhas”, investindo, num futuro, em “outros tipos de castas e, quem sabe, outros vinhos”.

O Vinho Quinta do Beiral, branco e rosé, pode ser encontrado no restaurante da Quinta do Beiral, onde é “servido em conjunto com pratos característicos do nosso concelho e também da nossa região”.

quinta do beiral 988