A Associação Desportiva Marco 09 entrou a ganhar na Série B do Campeonato de Portugal. No primeiro jogo, em casa do Salgueiros, a equipa vermelha e branca saiu vitoriosa por três bolas a zero. Já no segundo jogo, na receção ao Guarda, os marcoenses venceram por quatro golos sem resposta. No terceiro jogo da época, para a Taça de Portugal, a equipa liderada por Nuno Pedro venceu o Leça e, este domingo vai receber o Elvas, para a prova rainha. No passado domingo recebeu o Beira-Mar, jogo que terminou empatado.
Treinador Nuno Pedro considera que Marco 09 “está preparado e merece estar noutros patamares”
Nuno Pedro assumiu o comando técnico do Marco 09 em dezembro de 2023, na altura para substituir Pedro Barroso. Orientou a equipa durante toda a segunda volta da Série B do Campeonato de Portugal da época passada e conduziu o clube ao quarto lugar final.
O bom desempenho do Marco 09 desde a chegada de Nuno Pedro levou a estrutura diretiva a avançar para a renovação, a que se juntou também a vontade do treinador em permanecer num clube que considera estar “preparado e merece estar noutros patamares”.
Apesar da ambição dos dirigentes encarnados em atingir a Liga 3, Nuno Pedro opta por um discurso mais cauteloso e prefere “pensar jogo a jogo”, alertando para as dificuldades da competição.
“Favoritos e campeões antes do campeonato começar, não existem. Tudo isso adormece mais do que favorece. Este campeonato é muito difícil, com cinco ou seis candidatos à subida e mais uma ou duas equipas que vão aparecer nessa luta sem ninguém dar conta. É um campeonato muito competitivo em que as melhores equipas, não as com os melhores jogadores, é que vão chegar lá”, avisa.
O Marco 09 iniciou a nova temporada com 22 jogadores no plantel, sendo que 15 são reforços. O técnico encarnado admite que “ainda poderá entrar mais alguém”, mas garante total confiança nos jogadores que, neste momento, tem à disposição.
“Em qualquer plantel, nesta altura, em final de pré-temporada, é normal que possa haver reajustes. Há sempre uma ou outra situação que pode estar a faltar e tentaremos preencher aquilo que nos falta, mas se formos com estes jogadores para o que vem do campeonato iremos fortes também”, assegurou, lembrando, no entanto, que “entrou muita gente nova”, o que vai “requerer tempo” para a assimilação de processos.
O técnico, de 42 anos, também expressou a satisfação pelo carinho demonstrado pelos adeptos, que diz serem especiais. “São adeptos especiais. Desde que cheguei ao clube, senti sempre um apoio muito grande, em todos os momentos, fosse a jogar em casa ou a jogar fora”, sublinhou.
Para além de Nuno Pedro, a equipa técnica do Marco 09 é constituída por Filipe Salvado e Rafael Sousa (adjuntos), Fernando Maia (preparador físico) e Vítor Martins (treinador de guarda-redes).
Eduardo Felipe: Clube tem “uma estrutura forte e coesa”
Eduardo Felipe foi reconduzido, no passado mês de junho, como presidente da direção da Associação Desportiva Marco 09, cargo que ocupa desde 2016. Vai continuar a liderar o clube encarnado por mais dois anos, ou seja, até junho de 2026.
O dirigente não esconde o desejo de ver o emblema marcoense na Liga 3, já na próxima temporada, e assume a vontade de discutir a subida de divisão. Para tal, o Marco 09 construiu “uma estrutura forte e coesa” capaz de lutar por esse objetivo, mas avisa que “o investimento não traz resultados, o que traz resultados é o trabalho. Acho que o Marco merece estar noutro patamar. Acho que o Marco merece mais do que estar no Campeonato de Portugal. Nas primeiras reuniões que tivemos com os nossos investidores, foi traçado o objetivo de tentar chegar, em quatro anos, à Liga 2. Acredito que este projeto tem pernas para andar, acredito nas pessoas que vieram”, revelou.
Aos sócios e adeptos do Marco 09, Eduardo Felipe deixou uma garantia: “vamos fazer o melhor trabalho possível todos os dias e vamos dar tudo por este clube.”
Sobre o plantel, o líder encarnado reconhece que “é curto” e deixa “a porta aberta” para a entrada de mais um ou outro reforço, caso surja “uma grande oportunidade no mercado”.