logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Especial Freguesias: Nuno Ferreira quer "reerguer a alma magnetense"

Redação

Nas eleições autárquicas de 2021, a equipa liderada por Nuno Ferreira recebeu do povo magnetense "um voto de confiança" e, a cerca de três meses de completar três anos a liderar os destinos de Meinedo, o autarca garante querer continuar a lutar por uma freguesia "totalmente diferente, apelativa e renovada".

Esta vontade de "fazer sempre mais e melhor" e o "bichinho" pela política foi herdada do pai, que faleceu em 2005, no exercício das funções de secretário. "Hoje sou presidente por influência dele. Muitas das 'discussões' que tínhamos à mesa eram sobre a freguesia, nomeadamente, sobre as intervenções a realizar e as necessidades da mesma", recorda.

Essas conversas, que Nuno Ferreira não esquece, levaram-no a aceitar o convite para o lugar de secretário, após o falecimento do seu pai e posteriormente, seguiram-se 12 anos como membro da Assembleia da Freguesia, até ao cargo que ocupa atualmente. "Candidatar-me a presidente de junta desta freguesia foi, sem dúvida, uma forma de homenagear o meu pai. Não tenho dúvidas de que ele é o grande responsável por eu estar aqui", garante Nuno Ferreira.

Os tempos foram "mudando", assim como "as necessidades", mas das conversas que tinha com o pai ficou "o espírito de empreendedor, a entrega e a determinação no exercício das funções políticas é algo que acho que herdei dele. Ele fazia as coisas com paixão, com gosto e brio e, na minha opinião, a política também tem de ser feita assim".

Natural de Meinedo, Nuno Ferreira sente um "orgulho imenso" por representar a terra que o viu crescer, vê como elemento motivador o feedback positivo que tem tido, por parte dos cidadãos, relativamente ao trabalho do seu executivo e confessa que as pessoas tendem a "exigir mais por isso, mas também lido muito bem como isso. Temos vindo a executar um trabalho que tem sido difícil, mas os resultados estão à vista. Então, a população exige mais de nós e é normal. Estamos a ser reféns do nosso sucesso e é bom que assim seja. É sinal que vamos acrescentando, colmatando inúmeras necessidades que vão surgindo e resolvendo situações que se arrastavam à décadas", sublinha o autarca.

"Já fomos muito além daquilo que nos tínhamos comprometido a fazer"

Na tomada de posse, a equipa de Nuno Ferreira delineou metas e objetivos que, hoje, a população pode ver concretizados "na sua maioria. Já fomos muito além daquilo que nos tínhamos comprometido em fazer e o mandato ainda não terminou", realça.

O autarca recorda um início de mandato "difícil, com muitos obstáculos" e com uma reestruturação "de todos os serviços da freguesia. Não havia rigor, nem planeamento e foi fundamental conseguirmos criar um espírito de equipa em todos os colaboradores, que têm sido incansáveis a todos os níveis, executando um trabalho excecional. Conseguimos formar uma equipa competente, com muita qualidade, que gosta muito da freguesia, sendo capaz de dar respostas às necessidades, no mais curto espaço de tempo".

Parque de Merendas de Areinho

O propósito inicial do executivo foi "valorizar todo o património" da freguesia e "reabilitar uma série de equipamentos que estavam num estado calamitoso, prostrados ao abandono". Nuno Ferreira, dá o exemplo das intervenções levadas a cabo no Pavilhão Gimnodesportivo, na requalificação do lago situado na rotunda, junto ao Salão Paroquial, na requalificação da zona envolvente à igreja matriz e do Parque de Lazer Domingos Ferreira (com o nome do pai), que se encontrava "totalmente degradado. Conseguimos fazer uma reformulação, dar centralidade e vida a esta zona da freguesia. É um espaço procurado por muita gente".

O trabalho passou, também, pela aposta no saneamento, um "problema gravíssimo que se arrastava há mais de 20 anos. Num ano e meio conseguimos resolver uma série de situações, que vieram proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas".

Destaca, ainda, um "anseio antigo" da comunidade escolar - a construção de um coberto na escola. "Quando chovia as crianças tinham de fazer um trajeto, ainda considerável, desde o portão até à entrada da escola. Um ano depois de iniciarmos, conseguimos realizar esse objetivo proposto. Importa, ainda, realçar toda a dinâmica cultural, recreativa e desportiva que se implementou na freguesia, através de diversas iniciativas e eventos criados pela Junta de Freguesia, que têm tido uma enorme recetividade dos magnetenses e de inúmeras pessoas que participam nesses eventos".

Num ano e meio conseguimos resolver uma série de situações

No que diz respeito á aquisição de bens, por parte da Junta de Freguesia de Meinedo, depois de adquirir uma carrinha, no início do mandato, para o apoio na limpeza de bermas e valetas, mais recentemente, a junta de freguesia adquiriu uma carrinha de nove lugares, para o transporte escolar, sem recorrer a financiamento, em ambos os casos. Esta possibilidade, é fruto de uma gestão financeira "transparente, equilibrada e rigorosa", sublinha o autarca.

Ainda no sentido de criar mais capacidade de resposta às necessidades da população, "no dia 8 de maio, após um procedimento concursal, entrou em funções um funcionário a tempo inteiro, com contrato de tempo indeterminado, para a execução de trabalhos diversos. Temos de nos atualizar, perceber as necessidades da freguesia e felizmente tive esse trabalho facilitado pela experiência que já tinha tido enquanto secretário e pela vivência que sempre tive na freguesia", frisa.

Para além dos mecanismos que o autarca tem criado, para que a Junta de Freguesia de Meinedo preste serviços céleres, eficientes e com autonomia, reconhece que "felizmente os projetos que ansiamos, têm tido o apoio da Câmara Municipal de Lousada, que tem acompanhado a junta de freguesia na ambição e no querer fazer. Nos próximos tempos, os magnetenses vão orgulhar-se ainda mais da freguesia".

"Uma das riquezas de Meinedo é o movimento associativo"

Na freguesia de Meinedo podemos encontrar diferentes associações, no âmbito desportivo, recreativo, cultural, social e gastronómico, que conferem à freguesia um "bairrismo" que Nuno Ferreira pretende "reerguer. Quero que as pessoas tenham o gosto, o brio, a vaidade e orgulho de dizer que são desta freguesia, porque uma das riquezas de Meinedo são as pessoas e o movimento associativo".

Um processo que exige "mudança de mentalidades" e que "demora o seu tempo", mas o autarca acredita que "se está a fazer um trabalho que está a dar frutos e que já é visível na comunidade".

Para este ano e para o próximo, o executivo encontra-se a "a delinear estratégias" e tem em mãos "uma série de intervenções necessárias e importantes para a freguesia", que, "sem dúvida, está cada vez mais apetecível para os mais jovens e para os mais idosos. As infraestruturas estão cuidadas e temos vindo a melhorar de forma a conseguir cativá-los".

As melhorias "são significativas", mas "ainda há muito mais coisas a fazer". A prioridade é o recuperar da "alma magnetense - a 'obra' mais difícil - para termos uma freguesia unida, com o espírito bairrista novamente vivo".

Pavilhão Gimnodesportivo de Meinedo

Seguem-se "várias obras estruturais que temos idealizadas e que pretendemos ver realizadas". Ainda do ponto de vista de criação de novas infraestruturas, Nuno Ferreira manifesta vontade em construir um auditório, na freguesia de Meinedo. Não existindo (ainda) uma previsão concreta para a concretização desse objetivo "é uma obra que na minha opinião faz falta à freguesia. Temos um grupo de teatro que necessita de um espaço. O auditório começa a fazer falta a Meinedo, quer para uso das associações, quer para uso da junta de freguesia e outro tipo de oportunidades que se poderão abrir aqui. Somos tão ricos a nível associativo e a dinâmica na freguesia tem sido cada vez maior, exigindo novas infraestruturas".

Outra obra que considera "necessária" é uma creche que "felizmente, a IPSS da freguesia, a ADASM, já tem em curso, tendo dado "uma nova vida" à antiga Escola de Sub-Ribas e que vai colmatar essa carência, nesse âmbito. A Junta de Freguesia tem dado apoio a esse projeto".

O autarca não esquece os investimentos direcionados para a construção dos passeios e estacionamentos na Avenida Magneto, na ampliação do centro de saúde, na requalificação das habitações sociais, na ampliação do cemitério paroquial e requalificação da zona envolvente e na resolução do problema na estrada nacional, em Romariz, "são, certamente, obras prioritárias para os próximos tempos".

Nuno Ferreira faz balanço "positivo" do mandato

Trabalhar para a comunidade e o trabalho ser "visível", dá alento a um autarca que faz um balanço "muito positivo" do trabalho realizado até então. "Nem sempre conseguimos concretizar todos os nossos projetos, mas temos de ir priorizando. Ver que as pessoas estão a usufruir de algo que veio acrescentar, é muito salutante, sem dúvida. É isso que nos vai dando ânimo para continuar com este projeto".

Nuno Ferreira tem "bem definido" o que pretende para Meinedo e tem a consciência do trabalho "herdado", mas quer "entregar uma freguesia totalmente diferente e renovada. Quero que as pessoas percebam que todas as mudanças que vão sendo feitas são para nos mantermos atualizados e para dar uma resposta mais rápida às necessidades que vão surgindo".

Nelson Oliveira, vereador da Câmara Municipal de Lousada, Vera Neves, Nuno Ferreira, Fernando Pinto e Telma Silva (executivo da Junta de Freguesia de Meinedo)

Em 2025, o presidente da Junta de Freguesia de Meinedo tem pela frente novas eleições, mas o foco está "no trabalho diário. Ainda temos muito trabalho para realizar, sempre com empenho, determinação e uma série de obras que já temos planificadas e que irão ocorrer este ano e meados do próximo, dando uma resposta essencial e necessária às necessidades da freguesia".

Nas próximas eleições, Nuno Ferreira será novamente candidato, numa freguesia que o apaixona "continuo com o mesmo empenho, vontade, determinação e paixão desde o primeiro dia que iniciei funções".

O pai ficaria orgulhoso deste percurso? "Penso que sim. Ele era muito exigente e sempre teve um espírito crítico e assertivo. Quando debatíamos, eu não percebia, mas hoje percebo, que ele, em muitas situações, era um visionário e que a razão estava do lado dele".

Visite as redes sociais da Junta de Freguesia de Meinedo