logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Especial Freguesias: Confraria do Bazulaque de Magneto valoriza e divulga a cultura de Meinedo

Redação

Um "orgulhoso" magnetense, Adriano Moreira é, atualmente, o Chanceler Mor de uma das associações mais caracterizadoras da freguesia de Meinedo, do concelho de Lousada.

Integra a Confraria do Bazulaque de Magneto desde a sua fundação e garante ter "orgulho" em ser um dos Confrades Fundadores. Ao longo do tempo teve uma "presença ativa" na vida da confraria, tendo desempenhado funções como Mestre Cerimonial e, em abril deste ano, assumiu a Chancelaria. "Fiquei com a grande responsabilidade de suceder, no desempenho deste cargo, ao confrade Paulo Mendes que, durante vários anos, desenvolveu um bom trabalho", começa por dizer Adriano Moreira.

Em 2017, a Confraria do Bazulaque de Magneto surge no seio de um grupo de amigos, "adeptos" de bazulaque, com o objetivo de "valorizar e divulgar" a cultura gastronómica de Meinedo. A constituição da mesma foi impulsionada pelo Confrade Rui Carvalho, o primeiro Chanceler Mor e atual Guardião Mor. No ano seguinte, em julho de 2018, dá-se o I Capítulo, com a entronização dos primeiros 28 confrades.

Os objetivos, "primordiais", desta confraria são "a promoção e preservação do bazulaque", que passa pelo estudo, defesa, prestígio e valorização do bazulaque enquanto valores gastronómicos, sociais. Destaca-se a promoção, organização, apoio ou patrocínio de encontros, convívios, visitas, provas, concursos ou festivais gastronómicos onde o Bazulaque de Magneto tenha especial relevância, com vista à divulgação numa perspectiva pedagógico cultural. "A confraria defende, também, a promoção do intercâmbio com organizações nacionais e estrangeiras no âmbito da divulgação do produto, freguesia e concelho", explica Adriano Moreira.

O Bazulaque de Magneto volta a ser falado e apreciado

O atual Chanceler Mor defende que o trabalho da Confraria do Bazulaque de Magneto tem tido um impacto "positivo" na comunidade desde a criação da mesma, uma vez que há uma "crescente procura por degustar o Bazulaque de Magneto, um prato que as gerações mais novas praticamente desconheciam e, nos dias de hoje, volta a ser falado e apreciado, principalmente nas festas da comunidade, como era tradição".

Atualmente, fazem parte da confraria 58 confrades efetivos, sendo que três deles são confrades juniores. O Município de Lousada e a Junta de Freguesia de Meinedo são Confrades Honorários.

Para o futuro, existem "ideias no seio da chancelaria ainda a serem maturadas", mas Adriano Moreira revela a vontade de desenvolver, em breve, uma atividade ligada às escolas locais, para que "os jovens enraízem mais as tradições, principalmente as gastronómicas", termina o Chanceler Mor.