averdade cimts escola basica mancelos 1
Publicidade

A Escola Básica de Felgueiras, em Mancelos, no concelho de Amarante, foi requalificada no ano de 2018, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, numa candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Amarante, com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

José Luís Gaspar, presidente da Câmara Municipal de Amarante, afirmou que “qualquer investimento que se faça em educação é um valor acrescentado, não só para a comunidade escolar, mas até para o território”. Sobre a escola requalificada, o autarca recorda que se trata de “uma escola centenária que, na altura, não oferecia condições para a educação e, através da CIM, foi identificada esta intervenção como essencial”.

A obra, no valor de mais de um milhão de euros, foi comparticipada por fundos comunitários em 85%, perfazendo mais de 800 mil euros. Uma requalificação que permite que “esta comunidade escolar, as crianças daqui, tenham todas as condições para ter uma aprendizagem condigna”.

A intervenção contou com a requalificação do estabelecimento existente, com o objetivo de transformá-lo num polo escolar, conforme previsto na Carta Educativa. A requalificação dotou o estabelecimento escolar de todas as condições técnicas e pedagógicas necessárias, tornando o edifício mais funcional, confortável e adequado ao contexto e às tecnologias contemporâneas.

averdade cimts escola basica mancelos 10
averdade cimts escola basica mancelos 2

“Hoje em dia há um novo conceito de uso das escolas em que temos de ter espaços de convívio, boa cantina, espaço de recreio, que as crianças possam usufruir de um espaço exterior, o polivalente, há toda uma série de normas técnicas que, ao longo dos anos, foram exigíveis e que as antigas escolas não tinham. Por isso, quando repensámos a requalificação desta escola, tentámos cumprir os critérios necessários para que as crianças tenham a mesma oportunidade que noutra parte do país”, disse o presidente.

averdade cimts escola basica mancelos 3 1

averdade cimts escola basica mancelos 4 1

A operação consistiu na reorganização do espaço, bem como a sua ampliação, tendo por base uma capacidade adequada à população escolar da área de influência. Contou ainda com o aumento das condições de conforto, acessibilidade e eficiência energética, bem como o arranjo do espaço exterior. A escola tem capacidade para 104 alunos, tendo sido criadas duas salas de aula e requalificadas três.

A aposta na educação é, para o Município de Amarante, um fator fulcral, da qual a requalificação da Escola Básica de Felgueiras fez parte, com o objetivo de melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos. “Estamos a pensar a educação desde a pré-primária, não só em termos de instalações. É necessário darmos ferramentas e permitir que as crianças possam desenvolver competências a todos os níveis, para os preparar para o futuro. A aposta do ensino mais adaptado aos dias de hoje vai permitir ter jovens muito preparados para o futuro”, concluiu.

averdade cimts escola basica mancelos 5
averdade cimts escola basica mancelos 6

A reabilitação e ampliação da Escola Básica de Felgueiras, em Mancelos, no concelho de Amarante, é um dos projetos que integra o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa (PDCT do Tâmega e Sousa), um envelope financeiro de mais de 78 milhões de euros, destinado a apoiar, através dos fundos europeus, projetos públicos, sociais e empresariais que contribuam para o desenvolvimento, valorização e coesão deste território.

Firmado em 2016 pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, e em vigor até ao final de 2023, o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa tem na educação uma das suas prioridades de investimento.

No total, foram apoiados mais de 400 projetos, dos quais mais de 160 são públicos, um investimento que ascende a mais de 55,6 milhões de euros de fundos comunitários.

A divulgação dos projetos do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa é cofinanciada pelo POAT 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.