eb 2 3 de alpendorada
Publicidade

A E B 2,3 de Alpendorada, no concelho de Marco de Canaveses, encontra-se em fase de requalificação, no âmbito de uma candidatura promovida pela Câmara Municipal de Marco de Canaveses, ao Norte 2020. A intervenção, dividida em quatro componentes, conta com a requalificação e modernização do edifício, bem como a remoção do amianto. O objetivo desta obra é ainda dotar o estabelecimento escolar com equipamento básico e informático.

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, explicou que a autarquia sinalizou “nove escolas na Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa para a retirada de amianto, esta foi uma delas”. Esta empreitada conta, para além da retirada do amianto, com a “modernização e requalificação de toda a escola”, sendo que a obra tem “um valor de dois milhões e 19 mil euros, que foi financiado 85% pelo FEDER. Temos um investimento de cerca de 300 mil euros para o apetrechamento e também colocação de material pedagógico aqui na escola e que vai certamente dar melhores condições pedagógicas e de conforto aos alunos”.

De acordo com a autarca, esta escola já não sofria qualquer alteração há 38 anos, sendo que o objetivo da autarquia é continuar a requalificar as escolas do concelho. “Temos a escola EB 2,3 do Marco e a escola EB 2,3 de Toutosa que já estão identificadas. Ao longo destes cinco anos temos vindo a fazer obras em quase todas as escolas”.

Na preparação do novo ano letivo, foi feito um mapeamento, por parte da Câmara Municipal de Marco de Canaveses e com o apoio de toda a comunidade escolar, para que os alunos não tivessem de ser transferidos para outros estabelecimentos escolares. Esta medida contou ainda com o apoio da empresa responsável pela requalificação, que se encontra a executar a obra por fases.

averdade cimts escola basica de alpendorada 8 1

“Foi uma necessidade que o executivo teve desde o primeiro instante, não deslocalizar os alunos para outras escolas, nós conseguimos com a colaboração do empreiteiro que foi fundamental neste processo”, disse a vereadora com o pelouro da Educação, Clara Marques. destacando o papel da direção do agrupamento que “também foi fundamental na calendarização e na preparação das intervenções durante este processo e quero destacar também essa colaboração e esse apoio que tem demonstrado assim como toda a comunidade, os professores porque os constrangimentos vão tentando ser minimizados mas, claro há sempre barulho, agradecer também o apoio dos professores, dos assistentes operacionais que tiveram um papel fundamental”.

averdade cimts escola basica de alpendorada 15 1

Atualmente, encontra-se já requalificado o pavilhão gimnodesportivo, bem como um alguns dos blocos de salas de aula. Seguem-se intervenções a nível exterior e em alguns espaços interiores que constituem a Escola Básica do segundo e terceiro ciclo de Alpendorada. “Foi um setor também que mereceu uma importância relevante e uma fatia importante do financiamento, tendo sido aumentado o apoio ao gimnodesportivo, nós criamos três salas de aula no ginásio.Temos a construção de dois novos blocos, que existiam pré-fabricados que foram destruídos e que fizemos construção nova, cada um deles com três novas salas amplas, muito airosas e que vêm beneficiar muito a atividade letiva na comunidade escolar. Tivemos também a requalificação da cozinha, nos últimos anos a confeção das refeições estava a ser efetuada na Escola Secundária de Alpendorada, com a requalificação da cozinha foi possível transferir a confeção para esta cozinha, as refeições são aqui confecionados e servidas o que melhora substancialmente esse serviço”, concluiu a vereadora.

averdade cimts escola basica de alpendorada 1 1 1