bello giro
Publicidade

A Bello’Giro está sediada na União de Freguesias de Campelo e Ovil, no concelho de Baião. Esta empresa dedica-se a atividades de animação turística, com o objetivo de levar os clientes a explorar e a descobrir a riqueza natural, com atividades recreativas, desportivas e culturais.

José Eduardo Martins, coordenador do projeto, explicou que a área de intervenção se divide em atividades em terra e em água, sendo que o principal objetivo passa por “ocupar um espaço que existia e que não estava ocupado por ninguém, na parte da animação turística”. Uma área que permite “o contacto direto com a natureza”, bem como “complementar a experiência das muitas pessoas que já visitam a região”.

A criação da empresa contou com o apoio de fundos comunitários, através de uma candidatura ao Norte 2020, enquadrada no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

O investimento total foi de mais de 230 mil euros, sendo que cerca de metade foram apoiados pelo Norte 2020. “A candidatura foi fundamental. Este investimento permitiu-nos fazer a aquisição de equipamentos fulcrais e necessários para aquilo que estamos a desenvolver”, realçou José Eduardo Martins.

bello giro 5

bello giro 6

Para além disso, permitiu ainda a “criação de três postos de trabalho” que ajudaram, “não só a alavancar a empresa, mas também a mantê-la. Estamos a desenvolver um trabalho de animação turística de excelência, estamos a evoluir e se não fosse o apoio seria muito difícil”, indicou.

A Bello’Giro pretende agora continuar a inovar e a captar turistas para o concelho de Baião e também para a região do Tâmega e Sousa, com as serras e o rio Douro como principais potenciadores turísticos.

bello giro 3
bello giro 1

A Bello’Giro é um dos projetos que integra o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa (PDCT do Tâmega e Sousa), um envelope financeiro de mais de 78 milhões de euros, destinado a apoiar, através dos fundos europeus, projetos públicos, sociais e empresariais que contribuam para o desenvolvimento, valorização e coesão deste território.

Firmado em 2016 pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, e em vigor até ao final de 2023, o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa tem no apoio às empresas uma das suas prioridades de investimento.

bello giro 8

No total, foram apoiados mais de 400 projetos, dos quais 190 são de empresas, um investimento que ascende a mais de 13,5 milhões de euros de fundos comunitários.

A divulgação dos projetos do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa é cofinanciada pelo POAT 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

bello giro 7

bello giro 4