cim ts escola eiriz
Publicidade

A EB 2,3 de Eiriz, no concelho de Baião, foi alvo de intervenções com o apoio do Norte 2020, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa. Estas tiveram como principal objetivo investir na educação, nas competências e na aprendizagem ao longo da vida, pretendendo também proporcionar melhores condições aos alunos que frequentam este estabelecimento de ensino.

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, afirmou que este estabelecimento escolar “era um dos que estava a precisar de uma maior requalificação. Foi possível fazer uma requalificação que há muito tempo se entendia como necessárias”. De acordo com o presidente, várias das intervenções foram direcionadas para as questões “de eficiência energética e também de conforto. Desde logo, a cobertura do edifício principal que foi substituída por uma cobertura mais adequada à atualidade. Por outro lado, a requalificação do sistema de aquecimento central, questões das canalizações, quer de água quer de saneamento, tendo sido também feitas pinturas diversas, bem como a requalificação do espaço exterior, do polidesportivo de ar livre e dos respetivos balneários”.

Promover o acesso e o sucesso escolar, bem como melhorar a forma de ensino e aprendizagem, foram outros dos objetivos desta intervenção, que pretendeu também prevenir, em última instância, o abandono escolar.

O investimento, que foi superior a 500 mil euros, contou com apoio de fundos comunitários, no âmbito do Norte 2020, através do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. “Se não tivéssemos a comparticipação dos fundos comunitários seria muito difícil chegar onde temos chegados. Felizmente, com esta medida do PDCT conseguimos realizar esta requalificação e também outras requalificações em várias escolas do concelho”, sublinhou Paulo Pereira.

cim ts escola eb 23 de eiriz 1

Para o Município de Baião, a aposta na educação é um “fator muito importante”, da qual a requalificação da EB 2,3 de Eiriz faz parte, estando, desta forma, a dar continuidade ao investimento feito no futuro de todos os habitantes do concelho. “O futuro já começou há muito tempo, obviamente que aqui é muito simbólico, porque a educação é um dos pilares fundamentais do desenvolvimento das sociedades”, finalizou.

A Requalificação da EB 2, 3 de Eiriz é um dos projetos que integra o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) do Tâmega e Sousa, um envelope financeiro de mais de 78 milhões de euros, destinado a apoiar, através dos fundos europeus, projetos públicos, sociais e empresariais que contribuam para o desenvolvimento, valorização e coesão deste território.

cim ts escola eb 23 de eiriz 2

Firmado em 2016 pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, e em vigor até ao final de 2023, o PDCT do Tâmega e Sousa tem no apoio ao setor público uma das suas prioridades de investimento.

No total, foram apoiados mais de 400 projetos, dos quais mais de 160 do setor público, um investimento que ascende a mais de 55,5 milhões de euros de fundos comunitários.

A divulgação dos projetos do PDCT do Tâmega e Sousa é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.