cim ts piscina cinfaes
Publicidade

A Piscina Coberta de Cinfães foi alvo de uma intervenção com o objetivo de requalificar o edifício existente. Na obra, foram implementadas medidas de melhoria da eficiência energética e de redução dos custos associados ao consumo de energia.

Carlos Cardoso, vereador da Câmara Municipal de Cinfães, explicou que se tratou de uma obra de beneficiação e requalificação de todo o edifício. “Teve por base a eficiência energética: foi feita a substituição das caixilharias, a fachada foi revestida com capoto para ter um melhor desempenho energético, a cobertura foi substituída por painel sanduíche e todo o sistema de aquecimento de águas foi substituído. Era feito gás, passou a ser feito por biomassa para que haja mais eficiência energética no edifício com base à sustentabilidade”, disse.

A intervenção foi da responsabilidade da Câmara Municipal de Cinfães, contando com o apoio de fundos comunitários, através do Norte 2020, através da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. O valor investido foi de 899.935,08 euros, sendo que o projeto foi apoiado em 123.785,70 euros. “O objetivo principal é criar melhores condições de uso desta infraestrutura. É um investimento positivo porque todo o edifício foi requalificado, desde balneários, toda a zona que é utilizada pelos munícipes, com o objetivo de dar melhores condições de uso para a prática desportiva”, frisou.

De acordo com o autarca, este projeto acaba por ser “um projeto de futuro”, que irá “contribuir para as gerações futuras. Estamos a falar na sustentabilidade dos recursos, do planeta, do nosso território, e é importante para as gerações futuras este tipo de investimento, porque acabamos por reduzir a pegada ecológica e as toneladas de carbono produzidas, o que acaba por ser muito importante para as gerações futuras”.

cim ts piscina cinfaes 6

Após a conclusão da obra, a classe energética final passa para Classe A, com a previsão de redução a rondar os 74.9% de CO2 e uma redução de 71,1% do consumo de energia primária.

A Piscina Coberta de Cinfães tem a previsão de abertura no último trimestre deste ano, depois das obras de requalificação que a tornaram mais eficiente e sustentável.

cim ts piscina cinfaes 3

A requalificação da Piscina Coberta de Cinfães é um dos projetos que integra o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) do Tâmega e Sousa, um envelope financeiro de mais de 78 milhões de euros, destinado a apoiar, através dos fundos europeus, projetos públicos, sociais e empresariais que contribuam para o desenvolvimento, valorização e coesão deste território.

Firmado em 2016 pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, e em vigor até ao final de 2023, o PDCT do Tâmega e Sousa tem no apoio ao setor público uma das suas prioridades de investimento.

No total, foram apoiados mais de 400 projetos, dos quais mais de 160 do setor público, um investimento que ascende a mais de 55,5 milhões de euros de fundos comunitários.

A divulgação dos projetos do PDCT do Tâmega e Sousa é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.