Especiais

Dia da Mãe: Amor de Marisa por Clarinha “é incondicional e inexplicável”

Ana Magalhães

01-05-2021

Conheça o testemunho desta mãe empresária.

O dia da mãe comemora-se este domingo, dia 2 de maio, e, para assinalar a data, o Jornal A VERDADE conversou com mães e empresárias que explicaram como é conciliar estes dois "trabalhos". Conheça um dos testemunhos a seguir.

“O amor por um filho é incondicional e inexplicável”. É desta forma que Marisa Soares, natural de Penha Longa e Paços de Gaiolo, no concelho de Marco de Canaveses, descreve o amor pela sua filha. É proprietária de uma loja de vestuário na cidade de Marco de Canaveses denominada “Marisa Soares - Pronto a Vestir”. A empresária divide os seus dias entre a paixão pelo seu trabalho e o amor pela sua filha, Clara, de cinco anos (quase seis).

Quando a sua Clarinha nasceu, Marisa Soares trabalhava por conta de outrem e, para voltar ao trabalho, teve de encontrar uma solução. “Quem me dera ter a sorte de muitos pais, que têm os avós que vão buscar os filhos à escola... Os meus pais e os pais do meu marido vivem longe, então isso não é possível. Tivemos de encontrar uma creche com horário alargado, que nos permitisse ir buscar a Clarinha mais tarde”, começou por explicar.

E, quando abriu portas do seu negócio, esta continuou a ser “uma ajuda muito importante” no seu dia a dia. “É fundamental, há dias que saio muito tarde da loja e, se não fosse esta ajuda, seria muito complicado”, constatou.

Atualmente, Clara sai mais cedo da escola e passa “momentos com a mãe”, ajudando-a a vender na loja. “Vem para aqui e todos os vizinhos gostam muito dela. É muito bom passar estes momentos juntas, permite-nos ficar ainda mais unidas”, destacou.

Para Marisa Soares, conciliar estes seus dois amores “é fácil”, porque com “dedicação tudo se consegue. Há dias mais complicados do que outros, mas conseguimos superar”, garantiu.

E o facto de ter um marido que a ajuda, diariamente, também é “muito importante” para Marisa Soares. “A Clarinha gosta dos dois por igual. Se eu não puder cuidar dela à noite, porque estou a fazer outra coisa de casa, vai o meu marido e a minha filha vai com ele toda contente. Isso também é muito bom”, disse.

E é graças a este amor entre mãe e filha que Marisa Soares tem na sua loja uma coleção especial com peças de roupa iguais, para serem usadas por mães e filhas. “Gosto de vestir a minha filha igual à mãe, então, quando abri a loja, decidi ter este tipo de peças de roupa e são um sucesso”, sublinhou.

No que respeita ao futuro, Marisa antevê aquela que será “uma fase de mudança”, tanto na vida da mãe, como na vida da filha. “Vai iniciar, em setembro, o ensino primário. Acho que será a fase que mais me vai custar, porque vai tudo mudar. Mas a minha Clarinha é muito despachada e acredito que vai conseguir superar mais esta aventura”, disse, esperançosa.

Para as mães e empresárias de “plantão”, Marisa Soares deixa o conselho: “nunca desistam dos vossos sonhos! Ser mãe é um trabalho a tempo inteiro e é um amor que não se consegue explicar... é único e, provavelmente, o maior sentimento que alguma vez vou ter dentro de mim. No entanto, investir na nossa vida profissional é também muito importante para nos sentirmos realizadas. É algo que devemos fazer por nós e também pelos nossos filhos”, concluiu.