Renovar a carta de condução, alterar a morada, fazer o pedido da chave móvel digital ou até escolher um dos mais de 1000 livros serão algumas das possibilidades que terá com o Espaço Cidadão Móvel e Biblioteca Itinerante do Douro e Tâmega, que arrancou na manhã desta segunda-feira, 6 de janeiro, em Celorico de Basto.
A iniciativa visa aproximar os cidadãos dos serviços e evitar algumas deslocações e surgiu através da Associação dos municípios do Douro, Tâmega e Sousa (AMDT), de forma a dar utilidade a uma viatura, anteriormente usada para fazer chegar internet a quem não tinha acesso. "Em 2009/10 recebemos uma viatura que foi utilizada para levar internet às escolas, uma necessidade das zonas mais afastadas. O objetivo foi cumprido, mas esgotou-se, uma vez que a internet se foi democratizando", começou por explicar o secretário-geral da AMDT, Ricardo Magalhães.

A viatura ficou "livre" e a AMDT decidiu criar "duas novas valências úteis para as zonas mais afastadas dos centros urbanos, com um serviço de proximidade, para que não tenham a necessidade de se deslocar".
A ideia estende-se aos livros, com o objetivo de "estimular os mais jovens para a leitura. Temos mais de mil livros disponíveis. Queremos facilitar a leitura às populações", acrescentou Ricardo Magalhães.

O projeto foi apresentado na Junta de Freguesia de Agilde, localidade onde se iniciou e Luís Gomes, presidente de junta, foi o primeiro beneficiário. IO autarca local reconheceu que se trata de uma "uma política de proximidade" e, referindo-se aos livros, afirmou que é necessário "fazer com que os jovens deixem os telemóveis." Quanto aos serviços, espera que "as pessoas consigam resolver os problemas de forma mais próxima".
Por sua vez, Jose Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, o novo serviço "vai aproximar a população, que é cada vez mais idosa. Estes serviços são fundamentais para as aproximar. O espaço cidadão já funciona nos lugares centrais, agora vamos levá-lo às freguesias. Temos de contrariar a centralização", destacou o autarca.

O Espaço Cidadão Móvel e Biblioteca Itinerante do Douro e Tâmega irá percorrer nove freguesias do concelho de Celorico de Basto, seguindo para o Marco de Canaveses, Resende, Baião, Amarante e regressa a Celorico de Basto.
O EC Móvel conta com rotas e horários geridos mensalmente pela AMDT em coordenação com os municípios. Os serviços não precisam de ser agendados, funcionarão sem marcação. Integra a rede nacional de Espaços Cidadão, balcões únicos com atendimento digital assistido, onde o cidadão pode tratar de diversos assuntos relacionados com a Administração Pública, entre os quais: alterar a morada do Cartão do Cidadão; ativar a Chave Móvel Digital (CMD); renovar a carta de condução; pedir o certificado do registo criminal, entre outros.
Este serviço, que resulta de uma parceria entre a AMDT, os municípios que a integram e a Agência para a Modernização Administrativa













