A primeira volta do Espaço Cidadão Móvel (EC Móvel) e a Biblioteca Itinerante do Douro e Tâmega terminou esta segunda-feira, 3 de fevereiro, na Avenida dos Carvalhinhos, em Freixo de Cima, no concelho de Amarante.
No EC Móvel pode alterar a morada do Cartão de Cidadão, ativar a Chave Móvel Digital (CMD), renovar a carta de condução, pedir o certificado de registo criminal e registar propriedades, entre outros serviços, através da plataforma BUPI, sem necessidade de marcação prévia. Na carinha, a comunidade vai encontrar, ainda, cerca de 300 livros.

A chegada da carrinha foi acompanhada pelo secretário-geral da Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), Ricardo Magalhães, pelo presidente da União das Freguesias de Freixo de Cima e de Baixo, Alfredo Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar e alguns populares que fizeram questão de iniciar a utilização do serviço.
"Sinto que vai ser muito útil para a população. Em Freixo de Cima temos muita gente nova. Já em Freixo de Baixo sim, a população já tem mais idade e será mais útil. E, depois, temos uma grande vantagem, temos a Lixa à porta. Portanto, podemos estender o serviço também a essa população", destacou o presidente da União das Freguesias de Freixo de Cima e de Baixo.

O executivo, liderado por Alfredo Carvalho, tem em curso um pedido, "já viabilizado, para um novo espaço onde irá funcionar o Espaço Cidadão. Irá acontecer dentro de três meses, no máximo. No novo espaço, onde vai funcionar a sede da junta de freguesia. Era uma antiga escola, que esteve em funcionamento durante muitos anos, mais conhecida pelas portas do concelho. Quisemos dar-lhe uma nova imagem e um novo uso", revelou o autarca local.
Presidente da Câmara Municipal de Amarante apela a uma maior comunicação do serviço
Em declarações ao Jornal A VERDADE, José Luís Gaspar parabenizou um serviço "fantástico", que irá funcionar "numa lógica de proximidade, porque, muitas vezes, as pessoas têm dificuldade em dirigir-se ao centro da cidade. Portanto, uma vez por mês, em cada freguesia do concelho, a população vai ter a oportunidade de se poder deslocar. Não apenas o residente da freguesia, mas qualquer outro que passe por aquele ponto de paragem. Quase tudo o que fazemos na câmara pode ser feito nesta carrinha, acho que é fundamental".

No entanto, o presidente da Câmara Municipal de Amarante alertou para a necessidade de fazer chegar o projeto a toda a população. "Seja o que for, sem comunicar não existe. Só existe a partir do momento em que as pessoas têm conhecimento e é o caso deste serviço. Hoje é o arranque, mas eu acredito que a partir de agora iremos fazer esse trabalho. A questão digital, por exemplo, em meios rurais é mais complicada para pessoas com uma idade mais avançada. Portanto, temos de pedir ajuda aos presidentes de junta, os párocos das freguesias, nos cafés ... temos de usar os meios todos para conseguir fazer chegar a informação a quem direito", reforçou o autarca.
O EC Móvel segue-se, na terça-feira (4 de fevereiro), para a sede da União das Freguesias de Figueiró Santiago e Santa Cristina, na quarta-feira (5 de fevereiro), para o Largo de São Sebastião, em Travanca; na quinta-feira (6 de fevereiro), para a sede da Junta de Freguesia de Vila Caiz; e na sexta-feira (7 de fevereiro), no Largo da Igreja, em Fregim.

O projeto, promovido pela AMDT, arrancou no dia 6 de janeiro em Celorico de Basto e seguiu para Marco de Canaveses, Resende e Baião. O serviço aproxima mais de 35 serviços públicos e promove a cultura, levando-os diretamente às localidades mais distantes dos centros urbanos dos municípios.
O EC Móvel conta com rotas e horários geridos mensalmente pela AMDT em coordenação com os municípios. Os serviços não precisam de ser agendados, funcionarão sem marcação. Este serviço, que resulta de uma parceria entre a AMDT, os municípios que a integram e a Agência para a Modernização Administrativa
https://averdade.com/espaco-cidadao-movel-e-biblioteca-itinerante-do-douro-e-tamega-arrancou-em-celorico-de-basto/