jose carlos pereira
Publicidade

O escritor José Carlos Pereira, natural de Felgueiras, foi distinguido com o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2023. A cerimónia decorreu no dia 24 de janeiro, em Lisboa, e contou com a presença do secretário de estado da Segurança Social, Gabriel Bastos.

O prémio, atribuído na categoria de Estudos e Investigação, promovido pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, resulta de um trabalho académico sobre uma obra infantojuvenil de António Sérgio, publicado em 1925.

A referida distinção reconheceu “a importância da dissertação de mestrado de José Carlos Pereira, para a valorização dos princípios da solidariedade social e da democracia“, pode ler-se no comunicado enviado por Lília de Castro e Costa, mentora das atividades literárias de José Carlos Pereira.

A investigação académica, desenvolvida na área dos Estudos Clássicos – Poética e Hermenêutica, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem por título Adaptação e intertextualidade na obra infantojuvenil “Contos Gregos”, de António Sérgio.

De todas as candidaturas admitidas a concurso, o referido estudo é o único na área da literatura; os restantes prendem-se mais diretamente com as áreas da Economia Social, Cooperativismo, Mutualismo, Misericórdias, etc. “O júri concluiu que o trabalho de José Carlos Pereira, indo ao encontro do ideário pedagógico de António Sérgio, está, também, relacionado com os princípios da solidariedade social e da democracia”, explica ainda.