Ensino & Escolas

Terceira edição do desafio Eco-escolas já está em marcha

José Rocha

14-02-2021

A organização vai distribuir cinco mil euros em prémios às escolas vencedoras.

Foto: ABAE

Já teve início a terceira edição do programa Eco-escolas, que, este ano, será centrado no tema "Resíduos, Energia do Futuro". Independentemente da faixa etária dos respetivos estudantes, todas as escolas podem concorrer, ação realizada até ao dia 28 de fevereiro através desta hiperligação.

Tal como nas edições anteriores, também em 2021 o designado Desafio PRIO estará dividido em três escalões, de acordo com o grau de escolaridade e respetivo programa curricular que os jovens frequentam:

  • pré-escolar e 1º ciclo: criação de uma história coletiva inspirada nas aventuras de um oleão;
  • 2º e 3º ciclo: banda desenhada com o título “O oleão chegou ao Bairro”, uma ilustração inspirada nas aventuras do oleão que chega ao bairro, baseando-se na temática de desenvolver ideias inovadoras para o futuro dos resíduos e do planeta;
  • ensino secundário, profissional e universitário: criação de um vídeo de um minuto e meio e/ou de uma infografia inspirada no tema “O Posto (de combustível) do Futuro | 2030”, inspirada na importância da produção de combustíveis a partir dos resíduos. Devem ser apresentados pelo menos dois resíduos que, transformados em energia, estarão presentes no posto do futuro, promovendo assim uma mobilidade mais sustentável;

Depois de inscritas, as Eco-escolas terão até 30 de maio para submeter os trabalhos de acordo com o regulamento e serão premiados os trabalhos que mais se destaquem em cada um dos escalões. Entre tablets, livros e material informático, a PRIO conta distribuir cinco mil euros em prémios às Eco-escolas, aos professores responsáveis e aos alunos de cada trabalho vencedor.

A segunda edição, que terminou em agosto de 2020, contou com 136 Eco-Escolas inscritas, divididas por 15 distritos e pelas duas Regiões Autónomas, impactando cerca de 51.000 alunos de todas as faixas etárias.