diretora escola secundaria amarante
Publicidade

Na próxima segunda-feira, dia 13 de fevereiro, a Escola Secundária de Amarante, irá levar a cabo uma atividade de arborização num terreno baldio em Ansiães. A iniciativa surge no âmbito do Projeto Eco-escolas e terá a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e do Baldio de Ansiães.

Em declarações ao Jornal A VERDADE, Ana Cristina Santos, diretora da escola, explica que se trata de um projeto “importante” no que diz respeito à sustentabilidade. Junto dos alunos do 3.º ciclo e do secundário, a escola pretende levar a “alterações de comportamento. O objetivo é sensibilizar a comunidade educativa para o flagelo dos incêndios. É algo que nos assusta e tem sido algo altamente devastador, porque há coisas que se perdem e não se recuperam. É uma aposta da escola e é uma oportunidade para que os alunos se envolvam, ganhem gosto pela causa e contribuam para a sustentabilidade no mundo”.

A diretora da Escola de Amarante sublinha que o plano de ação da escola abrange “variadas temáticas ligadas ao ambiente, desde a água, os resíduos, a energia, os espaços exteriores, o ar. São as que, normalmente, são abordadas no âmbito das eco-escolas”.

Ana Cristina Santos destaca um outro objetivo com a integração da escola no projeto: “ser aglutinador. Por isso, temos uma panóplia de pessoas envolvidas. Em representação o ICNF o engenheiro Carlos Silva, o presidente da junta de Amarante, de Cepelos e de Gatão, assim como pais e encarregados de educação, o presidente da associação de pais, alunos, professores e pessoal não docente”, revela.

Os alunos que irão participar no projeto estão “muito motivados para a atividade, são grandes parceiros. Tudo o que lhes solicito, eles tentam fazer de imediato. Vêm com novas ideias, atividades e são eles os grandes impulsionadores deste projeto”, garante Anabela Teixeira Pinto, coordenadora do projeto Eco-escolas.

Um dos grandes objetivos da atividade é, de acordo com a professora, “alargar toda esta sensibilização, e esta educação a toda a comunidade educativa”.

Programa:

10h15: Ponto de Encontro Cruzamento da Pousada do Marão, seguido de uma  caminhada até ao local que irá ser intervencionado.

11h00: Plantação de cerca de 100 árvores de diversas espécies autóctones.

12h30: Almoço “picnic”

13h30: “À Conversa com – Serra do Marão “ – dinamizada pelo ICNF e Baldio de Ansiães