A Escola Secundária de Amarante emitiu uma convocatória para o Conselho Eco Escolas para o dia 19 de fevereiro, pelas 16h30, no Auditório da Biblioteca.
O Programa Eco-Escolas tem como objetivo principal “encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola (e fora dela), no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade”. Trabalho este que pode resultar na atribuição de uma bandeira verde Eco-Escolas.
Embora ainda esteja em fase de “elaboração”, o “Plano Ação 2023-2024″ já pode ser consultado, bem como o “Regulamento Conselho ECO ESCOLAS 2023-2024” que será aprovado na reunião.
Objetivos do Conselho Eco Escolas
a) Assegurar que os outros seis passos (auditoria ambiental, plano de ação, monitorização e avaliação do plano de ação, trabalho curricular, informação e envolvimento da escola e da comunidade local e o eco-código), sejam adotados planeando a sua implementação;
b) Assegurar a participação ativa dos alunos no processo de decisão do programa;
c) Assegurar que as opiniões de toda a comunidade escolar são tidas em consideração e, sempre que possível, postas em prática;
d) Estabelecer a ligação com a estrutura de gestão da escola e com a comunidade local;
e) Assegurar a continuidade do programa.
Ordem de trabalhos
Ponto 1 – Apresentação dos elementos do Conselho Eco Escolas;
Ponto 2 – Regulamento Conselho Eco Escolas;
Ponto 3 – Auditoria Ambiental;
Ponto 4 – Plano de Ação;
Ponto 5 – Sugestões de atividades;
Ponto 6 – Outros assuntos.