projeto escola arouca
Publicidade

“Bola Mágica” pretende promover a atividade física e desportiva nas crianças do 1.º ciclo do ensino básico. 

O Pólo de Escolar de Rossas é um dos 44 contemplados a nível nacional pelo projeto “Bola Mágica”, que arrancou no início de 2023. É também a única escola do distrito de Aveiro a receber o projeto-piloto da Federação Portuguesa de Futebol.

projeto escolas arouca fpf 1

O projeto, que vai ser implementado no horário das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) ou de Componente de Apoio à Família (CAF), consiste na oferta estruturada de sessões lúdicas de atividade física-desportiva com duração de uma hora que têm a bola como elemento fundamental.

De acordo com o município de Arouca, as atividades “não se restringem ao futebol, evitando-se, desta forma, que as crianças se especializem desde cedo numa só modalidade. Pretende-se, assim, aumentar os níveis de atividade física e de felicidade das crianças envolvidas, respondendo aos baixos níveis de prática de atividade física que se verificam em Portugal”.

projeto escolas arouca fpf 3

As sessões que compõem o projeto foram pensadas por uma equipa multidisciplinar formada por três professores da FPF – André Seabra, José Guilherme Oliveira e Júlio Costa – e dois elementos externos – professor Carlos Neto e professora Susana Vale – apoiada por um Conselho Consultivo e um Conselho Multidisciplinar que integram a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Direção Geral da Saúde, a Direção Geral da Educação e a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude.

O primeiro dia ficou marcado pela realização de testes físicos para avaliação e análise do desenvolvimento das crianças que vão participar na iniciativa e pela entrega do material desportivo que será utilizado.

projeto escolas arouca fpf 4

A vereadora com os Pelouros do desenvolvimento educativo, social e desportivo da Câmara Municipal de Arouca, Cláudia Oliveira, acredita que este projeto-piloto “pode, efetivamente, fazer a diferença no bem-estar e felicidade das crianças” e vai ao encontro “do preconizado na nossa Estratégia Municipal de Saúde recentemente aprovada e que advoga a promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida desde tenra idade”, acrescenta a autarca.

O projeto-piloto “Bola Mágica” envolve mais de 1600 crianças de todo o país, decorrendo até 31 de março. É um dos 15 programas de transformação que compõem o Plano Estratégico da FPF para 2030, denominado Futebol2030.