Uma viagem a dois é, muitas vezes, a opção dos casais para celebrar o amor, aproveitando para conhecer outros cantos do mundo. De acordo com os resultados de um inquérito, a maior parte dos casais portugueses escolhe escapadinhas românticas para oferecer no Dia de São Valentim.

São 36,71% dos portugueses inquiridos que responderam ser essa a escolha para oferecer à sua cara-metade neste São Valentim 2022. Ainda de acordo com o Showroomprive.pt, o club de vendas privadas online especializado em moda e complementos de marcas exclusivas, um jantar para dois num restaurante de moda recebeu 23,80% dos votos. Há ainda outras propostas referidas para demonstrar o amor neste dia como: surpreender com um ramo de rosas ou bombons de chocolate (14,49%) e oferecer algo simples, de valor emocional como um presente feito à mão (4,52%). Além disso, 20,48% dos inquiridos sente que esta data não lhe representa e, por isso, não celebra este dia de nenhuma forma especial.

E para manter uma relação de casal estável, saudável e duradoura o que é necessário? Para a maioria dos portugueses que responderam ao inquérito o essencial é a confiança, a comunicação e a compreensão (84,32%). Segue-se a admiração e respeito (8,24%), conexão e diversão (3,59%), mesmos valores, projetos e planos de futuro (2,79%) e bom sexo (1,06%).

O estudo realizado pela plataforma foi feito sob a forma de um inquérito anual com uma amostra representativa da população portuguesa, composta de 700 pessoas portuguesas (50% homens e 50% mulheres) mediante questionário online através da técnica Computer Assisted WEB Interviewing (CAWI) realizada sobre membros de painel online.