GD Livração, FC Paços de Gaiolo, AR Tuías e GDR Soalhães ficaram a conhecer, esta sexta-feira, 9 de agosto, os adversários que vão enfrentar na 1.ª eliminatória da Taça da Associação de Futebol do Porto (AF Porto). FC Vila Boa Bispo, FC Vila Boa de Quires e ADC Várzea do Douro ficaram isentos e avançam para a ronda seguinte.
No sorteio, que envolveu apenas clubes da Divisão de Honra e da 1.ª Divisão, os dois patamares mais baixos da AF Porto, o GDR Soalhães e FC Paços de Gaiolo, de entre os clubes do concelho de Marco de Canaveses, terão de jogar fora de portas a primeira ronda da Taça distrital.
A equipa, que esta época é comandada por Nuno Cunha, terá de deslocar-se a Felgueiras para medir forças com o UFC Sousa, enquanto a formação pacense, agora orientada por Luís Soares, vai a Lousada defrontar o SC Caíde de Rei.
Já GD Livração e AR Tuías atuarão dentro de portas. O conjunto livracense, que mantém Henrique Ferreira ao leme, recebe o Atl. Rio Tinto (Gondomar), enquanto a AR Tuías, agora sob o comando de António Santos, disputará a passagem à eliminatória seguinte com o Penamaior (Paços de Ferreira).
Destaque ainda para outros três clubes orientados por técnicos naturais de Marco de Canaveses. A AD Baião, de João Silva, vai ao terreno do Águias de Gaia. A AD Ancede, de Marco Vieira, recebe o 1.º Maio Figueiró. E o AC Croca, de Diogo Rúben, desloca-se à casa do Serzedo.
Dos 26 jogos que se vão realizar, a 1 de setembro, dez são dérbis regionais:
Lustosa (Lousada) – Sobreirense (Paredes)
Codessos (Paços de Ferreira) – Cristelo (Paredes)
UFC Sousa (Felgueiras) – GDR Soalhães (Marco de Canaveses)
AR Tuías (Marco de Canaveses) – Penamaior (Paços de Ferreira)
Caíde de Rei (Lousada) – FC Paços de Gaiolo (Marco de Canaveses)
Sobrosa (Paredes) – Castelões (Penafiel)
Raimonda (Paços de Ferreira) – Salvadorense (Amarante)
Nun’Álvares (Paredes) – São Vicente Irivo (Penafiel)
Airães (Felgueiras) – Carvalhosa (Paços de Ferreira)
Ancede (Baião) – 1.ª Maio Figueiró (Paços de Ferreira)
Lista completa de jogos:
38 clubes ficaram isentos e seguem para a ronda seguinte, entre eles FC Vila Boa do Bispo, ADC Várzea do Douro e FC Vila Boa de Quires.
Na 2.ª eliminatória também entram em ação os clubes da Divisão de Elite. Os emblemas da Liga Pro começam a disputar a prova rainha da AF Porto apenas na terceira ronda.
O SC Coimbrões, recentemente promovido ao Campeonato de Portugal, é o atual detentor do troféu.