logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Equipas da região começam este fim de semana a disputar a Taça de Portugal em futebol

Redação

No próximo fim de semana, de 9 e 10 de setembro, quatro equipas da região vão disputar a 1.ª eliminatória da Taça de Portugal em futebol. Outras cinco, entra elas o Marco-09, ficaram isentas e já estão apuradas para a segunda ronda.

União de Paredes, FC Felgueiras, Rebordosa AC e Aliados de Lordelo terão de disputar a 1.ª eliminatória da prova rainha do futebol português.

O União de Paredes é a primeira equipa da região a entrar em ação, no sábado, 9 de setembro, às 11:00. Viaja até ao distrito de Aveiro para defrontar o União de Lamas. Se garantir a passagem à fase seguinte, o emblema paredense recebe depois ou o Florgrade (CdP) ou o Beira-Mar (CdP).

No domingo, 10 de setembro, o FC Felgueiras terá uma deslocação curta, mas complicada, até ao terreno do vizinho Fafe. O encontro entre as duas formações que militam na Liga 3 arranca às 14:00. Caso consiga ultrapassar o Fafe, o FC Felgueiras jogará a 2.ª eliminatória em casa, diante do vencedor do encontro entre Limianos (CdP) e Varzim (L3).

Às 15:00, o Rebordosa AC recebe o Lobão, clube de Santa Maria da Feira e dos distritais de Aveiro. Se ganhar, a equipa do concelho de Paredes jogará posteriormente com o vencedor do encontro entre Lusitanos de Vildemoinhos (AF Viseu) e Tocha (AF Coimbra).

O Aliados de Lordelo terá como adversário, dentro de portas, o Vianense, clube recém promovido à Liga 3. A equipa lordelense, se garantir o acesso à 2ª ronda, joga no terreno do Vitória de Sernache, do Campeonato Portugal. O Aliados regressa a esta prova após uma ausência de 10 anos.

Marco-09, Amarante FC e AC Vila Meã ficaram isentos de disputar a 1.ª eliminatória. No entanto, já conhecem os adversários para a segunda ronda, aprazada para o fim de semana de 23 e 24 de setembro.

O emblema marcoense vai deslocar-se ao terreno do vencedor do encontro entre o Alqueidão da Serra, clube que milita nos distritais de Leiria, e o Torres Novas, emblema dos distritais de Santarém.

O Marco já não disputa uma eliminatória da Taça de Portugal há 17 anos. A última participação aconteceu na temporada 2006/2007. Nessa altura, o conjunto encarnado ultrapassou quatro rondas. Ficou isento na primeira, na segunda bateu o Canedo (2-1), na terceira derrotou o Lousada (1-0) e caiu na quarta, em Bragança, com uma derrota, por 4-2.

O Amarante FC também jogará fora de portas, na Sertã, diante do Sertanenese, equipa a disputar a Série C do Campeonato de Portugal.

O AC Vila Meã terá de deslocar-se ao distrito de Beja para medir forças com o vencedor da partida entre o Castrense e o Penedo Gordo.

Na 2.ª eliminatória da Taça entram em ação os clubes da II Liga, com dois representantes da região: FC Paços de Ferreira e FC Penafiel.

Os pacenses jogarão em Sintra, ante o 1º Dezembro, da Liga 3, enquanto os penafidelense deslocam-se ao reduto do vencedor do jogo entre Valadares Gaia (CdP) e Torre Moncorvo (AF Bragança).

Quadro de jogos a envolver as equipas da região:

1.ª Eliminatória 

União Lamas (AF Aveiro) – União Paredes (CdP)

Fafe (L3) – FC Felgueiras (L3)

Rebordosa (CdP) – Lobão (AF Aveiro)

Aliados Lordelo (AF Porto) – Vianense (L3)

Marco-09, Amarante FC e AC Vila Meã (Isentos)

2.ª Eliminatória

1ª Dezembro (L3) – FC Paços Ferreira (L2)

Valadares (CdP) ou Torre Moncorvo (AF Bragança) – FC Penafiel (L2)

Alqueidão Serra (AF Leiria) ou Torres Novas (AF Santarém) – Marco-09 (CdP)

Castrense (AF Beja) ou Penedo Gordo (AF Beja) – AC Vila Meã (CdP)

Lusitano Vildemoinhos (AF Viseu) ou Tocha (AF Coimbra) – Rebordosa AC (CdP) ou Lobão (AF Aveiro)

União Lamas (AF Aveiro) ou União Paredes (CdP) – Florgrade (CdP) ou Beira-Mar (CdP)

Vitória Sernache (CdP) – Aliados Lordelo (AF Porto) ou Vianense (L3)

Fafe (L3) ou FC Felgueiras (L3) – Limianos (CdP) ou Varzim (L3)Sertanense (CdP) – Amarante (CdP)