No dia 3 de fevereiro vai ser apresentada, pelas 18h30, a nova equipa profissional de ciclismo Rádio Popular – Paredes – Boavista no Pavilhão Multiusos de Paredes.

A equipa Rádio Popular – Paredes – Boavista é formado por dez ciclistas que estão a preparar-se para as diversas competições que irão decorrer ao longo da época 2023. Com o lema “unidos pela ambição e espírito de equipa”, os atletas ambicionam “conquistar lugares no pódio”.

A época inicia-se a 5 de fevereiro, com uma prova de abertura na região de Aveiro, Taça Jogos Santa Casa, que se disputa entre Estarreja e Ílhavo. No dia 12 de fevereiro segue-se a Figueira Champions Classic, e no dia 19 de fevereiro os ciclistas participam na 49.ª Volta ao Algarve em Bicicleta.

Neste sentido, o município de Paredes volta a associar-se à camisola do Boavista devido às “grandes tradições na modalidade de ciclismo” e, por isso, Alexandre Almeida, presidente da autarquia, afirma que “a parceria entre a equipa e o município justifica-se num território onde a paixão pelo ciclismo é vivida diariamente com centenas de atletas de todas as idades a praticar a modalidade, seja nas escolas, nos clubes amadores e profissionais.”

Acrescentando que “é notório que o ciclismo tem vindo a crescer e a ter mais adeptos, sendo Paredes uma terra de grandes nomes do ciclismo, como Ribeiro da Silva e Cândido Barbosa, entre outros nomes que se têm destacado nos últimos anos nesta modalidade, considero estratégico continuar a investir e apoiar o ciclismo”.

O autarca relembra, ainda, que o município pretende “promover o ciclismo cada vez mais junto dos jovens do concelho. Assim sendo, promovemos a modalidade e o desporto jovem, mostramos como “Paredes Vive o Desporto” e juntamos ainda as potencialidades de um dos concelhos do país com mais população jovem, promovendo a nossa principal indústria ligada ao mobiliário, onde se concentram mais de 60% das empresas exportadoras do setor”, sublinha o presidente.

Já para José Santos, líder da equipa Rádio Popular – Paredes – Boavista, “competir ao mais alto nível, em Portugal e além-fronteiras é a grande aposta” para a nova época. Dando destaque para a Volta a Portugal, onde José Santos pretende “fazer história nas mais diversas provas”.

O dia 3 de fevereiro será também marcado pela apresentação da equipa de masters da Rádio Popular – Paredes – Boavista para a época 2023.

A equipa de ciclismo profissional do Boavista tem atividade, de forma ininterrupta, há 40 anos e, por isso, é considerada uma das mais antigas do pelotão internacional. A equipa é caracterizada também por ter participado em algumas provas de ciclismo mundial, tais como, Vuelta a Espanha, Dauphiné Liberé, 4 Dias de Dunquerque, Volta a Polónia, Volta ao Luxemburgo, Vuelta a Guatemala, alargando, ainda, a sua internacionalização a países como a Austrália, onde participou no Sun Herald Tour, tendo pedalado também na Argentina, no Tour de S. Juan, no México, no Tour de Chihuahua, e na Volta ao Brasil. Participou ainda no Tour de L ́Avenir, onde venceu por equipas.

No âmbito nacional, é distinguida por ter vencido duas vezes a Volta a Portugal a nível individual e outras tantas a nível coletivo, vencendo ainda Prémios como o JN, O Jogo, Volta do Futuro, Torres Vedras, Volta ao Alentejo e Algarve, para além de inúmeros títulos nacionais. Pelas diversas equipas do Boavista passaram ciclistas de reconhecido mérito nacional, como Joaquim Gomes, Rui Sousa, Delmino Pereira, José Azevedo, Manuel Zeferino, Alexandre Ruas e estrangeiros, como Cássio Freitas, o australiano Simon Gerrans, e uma série interminável de mais de 300 ciclistas.