logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Equipa feminina de futsal do GD Magrelos promovida em época de estreia: "O mérito é das jogadoras"

Redação

A equipa de futsal feminino do GD Magrelos foi promovida à Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AF Porto).

A associação portuense confirmou, na terça-feira, 2 de julho, através de um comunicado oficial, a participação do emblema do Marco de Canaveses no principal escalão distrital da modalidade.

O GD Magrelos carimba uma subida de divisão em ano de estreia e depois de ter alcançado o terceiro lugar na 2.ª Fase da Divisão de Honra da época passada. Ocupa a vaga da equipa B do CD Aves, impedida de subir, tendo em conta que a equipa principal falhou o acesso à 2.ª Divisão Nacional e manteve-se na Elite do Porto.

Francisco Carneiro, que orientou o conjunto alvinegro na segunda metade da temporada, após ter sucedido a Paulo Sousa, confessa que a confirmação da promoção, apesar de não ser "totalmente inesperada", foi recebida com "com muita alegria e com grande orgulho".

"Ficaríamos sempre felizes, mesmo que não tivesse acontecido, porque o trabalho desenvolvido foi gratificante, mas foi um extra e estamos todos muito felizes. Esta subida não foi totalmente inesperada, porque sabíamos que havia essa possibilidade. Estávamos apenas à espera que alguns dossiers fossem resolvido. Mas, claro, quando soubemos da decisão, ficamos muito felizes", confessou.

Francisco Carneiro ressalva que em ano de estreia "não se podia exigir mais" à equipa feminina do GD Magrelos.

"Seria difícil pedir mais a um grupo que se juntou pela primeira vez e com atletas que chegaram de várias realidades competitivas. Conseguir uma subida de divisão logo no primeiro ano é, realmente, de realçar. O mérito é todo das jogadores", salientou o treinador, de 25 anos, que também teve a primeira experiência como treinador principal.

O jovem técnico sublinha que "o sucesso tem as suas consequências" e, como tal, "toda a gente no clube terá também de subir de nível" para enfrentar a próxima época.

"Mas toda a gente que faz parte do clube está entusiasmada para o fazer e acho que vamos dar uma boa resposta", acrescentou.

Quanto ao plantel, Francisco Carneiro acredita que o atual grupo de trabalho tem qualidade suficiente para disputar uma prova tão competitiva como a Divisão de Elite AF Porto.

"Acho que todas as jogadoras tem uma sede de crescer e vontade em adquirir conhecimento. Têm uma capacidade muito grande para lidar com a adversidade. Por isso, vejo neste grupo muita capacidade e muita margem de progresso. Acho que elas ainda são capazes de crescer muito mais. Mas, claro, acréscimos de qualidade são sempre bem vindos", reconheceu.

A nível pessoal, Francisco Carneiro confidencia que foi "um ano muito gratificante". Como jogador da equipa sénior masculina, também conquistou o título de campeão da Divisão de Honra e a subida à Divisão de Elite AF Porto.