natal penafiel 2022
Publicidade

Situado no Largo da Misericórdia, o “Mercadinho de Natal” é a grande novidade do programa “Penafiel Cidade de Natal” este ano. O município criou esta iniciativa para “unir as famílias ao comércio tradicional”. 

A partir desta sexta-feira, dia 1 de dezembro, o concelho de Penafiel volta a viver o espírito natalício até dia 24 de dezembro. Penafiel será iluminado pelas luzes de Natal e contará com uma novidade “muito especial: o Mercadinho de Natal”.

Gastronomia, doçaria, bebidas quentes, artesanato, decoração, joalharia, bijuteria são alguns dos produtos natalícios que o Município de Penafiel lhe traz numa parceria com a Associação Empresarial de Penafiel e a Junta de Freguesia de Penafiel.

No dia 2 de dezembro, sábado, será a vez do Pai Natal, acompanhado por outras personagens da quadra natalícia, chegar à Praça do município e “encantar os mais pequenos”. Para além disso, terá os habituais “baloiços de Natal, onde as melhores fotografias ganharão prémios que poderão ser usufruídos no comércio e hotelaria do concelho de Penafiel. Os baloiços estarão espalhados pelo centro da cidade, e todas as famílias estão convidadas a tirarem fotografias com a hashtag #aepnatal22. Os vencedores com as melhores fotografias serão anunciados nas páginas oficiais da organização”. 

penafiel cidade natal

As atividades natalícias vão ter o seu epicentro na Praça de Natal, com várias oficinas direcionadas para os mais pequenos: oficina de artesanato, de sabores de Natal, modelagem de balões e pinturas faciais, oficina do conto, bem como uma oficina de Músicas de Natal.

Na mesma praça, junto da casa do Pai Natal, a organização do “Penafiel Cidade Natal” vai dinamizar “um espaço solidário, onde a cada semana irá fazer-se uma recolha de bens essenciais que serão entregues nas instituições de solidariedade social do concelho de Penafiel”.

Município de Penafiel adota medidas de poupança com iluminação de natal

A Câmara Municipal de Penafiel vai reduzir a instalação de iluminação natalícia e o tempo de funcionamento, por exemplo, através da substituição da “árvore de Natal gigante pelo ‘Mercadinho de Natal’. Também as luzes serão desligadas pelas 00h00 para poupar energia”.