A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) promoveu, entre os dias 7 e 8 de novembro, o primeiro Congresso de Urgência Pediátrica. A iniciativa decorreu no Museu Municipal de Penafiel e juntou profissionais de saúde e cidadãos que discutiram novas práticas para o atendimento de utentes pediátricos, desde recém-nascidos e adolescentes.
O congresso teve como objetivo “consolidar práticas de cuidados inovadores que melhoram a qualidade da assistência prestada a este segmento da população” e para Benvinda Ribeiro, enfermeira diretora da ULSTS, a atividade “permitiu perceber o estado da arte dos cuidados de enfermagem pediátricos. É importante, porque este utente menor de idade tem ganho novas etapas de complexidade que é importante endereçar”, pode ler-se no comunicado.
Benvinda Ribeiro destacou, ainda, que “com esta iniciativa, a ULSTS está na frente na divulgação dos cuidados de enfermagem pediátricos, o que deve orgulhar-nos”, referiu.
Assunção Varejão, enfermeira coordenadora da iniciativa, garantiu que “os cuidados pediátricos são cada vez mais diferenciados e os congressos são oportunidades de excelência para analisar casos e para discutir os melhores caminhos nas mais diversas especialidades”.
O programa incidiu nas diversas etapas do atendimento, nomeadamente o atendimento no âmbito do serviço de urgência, que será necessariamente diferente do atendimento no âmbito da saúde mental.
Outro dos focos foi o atendimento no âmbito dos cuidados paliativos pediátricos, que tem ganho particular destaque para se priorizar a humanização e a qualidade de vida do utente alvo deste tipo de tratamento.